PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: FELIPE OLIVEIRA MIRANDA CUNHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FELIPE OLIVEIRA MIRANDA CUNHA
DATA: 29/07/2015
LOCAL: Centro de Informática - UFPB
TÍTULO: Especificação de Perfis de Grupo para Suporte ao Estudo Colaborativo na EAD
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem; Colaboração; Educação a distância; Formação de grupos.
RESUMO: Este trabalho discute a formação de grupos de aprendizagem no contexto da Educação a Distância. A partir de estudo de revisão sistemática na literatura, verificou-se que as abordagens encontradas não consideram as preferências de tutores a distância, o que pode acarretar no fracasso do trabalho em grupo. Diante disso, realizou-se pesquisa com tutores do curso de Licenciatura em Ciência da Computação a Distância da UFPB, com o objetivo de conhecer os critérios e as preferências que eles têm em relação à tarefa de formação de grupos. A pesquisa permitiu identificar as preferências fundamentais para agrupar estudantes para o trabalho colaborativo na EAD, o que possibilitou a especificação de cinco perfis de grupos, alguns deles, ainda pouco explorados na literatura. Com base nos fundamentos teóricos norteadores deste estudo, verificou-se a possibilidade de extrair informações dos estudantes, armazenadas no banco de dados da Ambiente Virtual de Aprendizagem de apoio ao curso, aliando-as aos perfis especificados, para criar grupos significativos. Diante desse contexto, este trabalho objetiva definir uma abordagem de especificação e modelagem matemática de perfis de grupos, a partir do uso de técnicas de Aprendizado de Máquina, para apoiar a tarefa de formação de grupos de aprendizagem na EAD.
Presidente - 1723491 - CLAUIRTON DE ALBUQUERQUE SIEBRA
Interno - 2636257 - NATASHA CORREIA QUEIROZ LINO