PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de DEFESA: FRANCISCO PORFIRIO RIBEIRO NETO

DISCENTE: FRANCISCO PORFIRIO RIBEIRO NETO
DATA: 31/08/2015
LOCAL: Auditorio
TÍTULO: MELHORIA NA CLASSIFICAÇÃO DE TÓPICOS EM TEXTOS CURTOS USANDO BACKGROUND KNOWLEDGE
PALAVRAS-CHAVES: tópicos, classificação
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Sistemas de Informação
RESUMO: O poder da iteração entre usuários na internet aumentou consideravelmente através do surgimentos de ferramentas alinhadas com os conceitos da WEB 2.0, a exemplo dos blogs, fóruns de discussão, e redes sociais como o Facebook e Twitter. Estas aplicações são constituídas por uma troca contínua de mensagens entre os usuários, gerando com isso uma expressiva massa de dados formada por várias pequenas mensagens. Estudos mostram que informações podem ser extraídas com base em tais dados, através da classificação de textos, porém isto tem sido um desafio tremendo para pesquisadores da área, uma vez, que as mensagens dos usuários nestas aplicações são bem curtas, fazendo com que ocorra o problema de escassez de dados e ausência de similaridade entre palavras relevantes. Com base na problemática destacada, busca-se com esta dissertação, ilustrar dois métodos de classificação de textos curtos, que se demostraram eficientes usando um corpus específico, para isso, será aplicado tais estratégias em um corpus construído com base no tópico “Violência no Brasil”.
Presidente - 2798885 - ANDREI DE ARAUJO FORMIGA
Interno - 1723491 - CLAUIRTON DE ALBUQUERQUE SIEBRA