PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de DEFESA: DIEGO LOPES MARQUES DA SILVA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIEGO LOPES MARQUES DA SILVA
DATA: 28/08/2015
HORA: 10:00
LOCAL: Centro de Informática
TÍTULO: Jogos Educacionais com Feedback Avaliativo Adaptativo: Uma abordagem baseada em modelos de jogadores
PALAVRAS-CHAVES: jogos educacionais, feedback, modelo de jogadores
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO: A utilização de jogos educacionais, oferecem aos alunos uma interação maior com os assuntos
estudados em salas de aula, e que podem enriquecer ainda mais o processo de aprendizagem.
Eles porém, devem ser utilizados para que os alunos sintam-se desafiados, e também transmitir
de uma maneira mais dinâmica e divertida o aprendizado, fazendo com que os alunos aprendam
brincando. Contudo, o potencial desses jogos nem sempre é aproveitado da melhor maneira. Um
exemplo comum de potencial é simplesmente o fato de alguns jogos não fornecerem feedbacks
aos educandos, a fim de orientá-los sobre o seu rendimento no jogo, bem como quais caminhos
seguir para melhorar a aprendizagem. Ainda que alguns jogos forneçam esses feedbacks, eles
procuram ser mais gerais, sem nenhuma classificação para os diferentes perfis de alunos, e
portanto acabam que não auxiliam diretamente na aprendizagem individual de cada um. Uma
forma de personalizar o feedback de acordo com os diversos tipos de aluno é a identificação do
modelo de jogador. Essa técnica serve para detectar características dos estudantes, a partir de
seu perfil, para melhor direcionar seus estudos. em função dessa análise e modelo de jogador
desenvolvido, os feedbacks fornecidos ao jogador podem ser adaptados ao seu estilo e
comportamento. Assim, a pesquisa se trata da utilização de modelagem de jogador, a fim de
adaptar feedbacks dos jogos educacionais para os diversos tipos de perfis de jogador, de forma a
proporcionar feedbacks mais efetivos para o estudante no processo de ensino aprendizagem.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1420094 - CARLA TACIANA LIMA LOURENCO SILVA SCHUENEMANN
Externo ao Programa - 1095991 - DANIELLE ROUSY DIAS DA SILVA
Externo à Instituição - PATRICIA CABRAL DE AZEVEDO RESTELLI TEDESCO
Interno - 1743917 - THAIS GAUDENCIO DO REGO