PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALYSSON ALVES DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALYSSON ALVES DE LIMA
DATA: 31/08/2015
LOCAL: Escola Superior de Redes
TÍTULO: SELEÇÃO AUTOMATIZADA DE SERVIÇOS WEB BASEADA EM MÉTRICAS ESTRUTURAIS
PALAVRAS-CHAVES: Engenharia de Software Baseada em Buscas, Arquitetura Orientada a Serviços, Serviço Web, Seleção de Serviços, Métricas de Software
RESUMO: Com a Engenharia de Software sendo cada vez mais aplicada em equipes e processos de desenvolvimento de software, se faz necessário a busca por novos conceitos e técnicas. Uma área de estudo bastante interessante da Engenharia de Software é o reuso de software, que impacta positivamente na redução do tempo, dos custos e dos riscos provenientes de um processo de desenvolvimento de software. Com isso é possível afirmar que o reuso de software melhora não apenas o ciclo de desenvolvimento do produto, mas também o próprio produto. Uma das principais abordagens de reuso de software é o desenvolvimento baseado em Arquitetura Orientada a Serviços (SOA – Service Oriented Architecture), em que as unidades para composição de sistemas de software são denominadas serviços web. No entanto, o grande desafio em compor sistemas de software por meio de serviços web está na dificuldade de selecioná-los. Portanto, a seleção de serviços web ainda é um obstáculo para alcançar o sucesso na utilização da abordagem SOA. Com o crescimento do mercado de serviços web, a tendência é sempre aumentar o número de opções para montagem de aplicações em diferentes contextos, tornando impraticável a seleção manual. Como se trata de um problema com gigantesco espaço de busca e bastante complexo, se faz necessário a automatização efetuada por técnicas de otimização. O trabalho proposto visa automatizar o processo de seleção de serviços web utilizando técnicas da Engenharia de Software Baseada em Buscas, cuja estratégia de otimização é orientada por métricas estruturais que avaliam as funcionalidades providas pelos serviços, como também as conexões, integração e dependências entre os serviços de uma solução baseada em SOA. As métricas utilizadas neste contexto de seleção de serviços web têm o propósito de avaliar as conexões entre os serviços já que elas representam possíveis problemas de integração entre os serviços web desenvolvidos por terceiros, além de que muitas soluções ignoram essa perspectiva e focam apenas nos requisitos não funcionais dos serviços web.
Presidente - 1170572 - GLEDSON ELIAS DA SILVEIRA
Interno - 1723491 - CLAUIRTON DE ALBUQUERQUE SIEBRA