PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: EDVIGES DE FATIMA CHAVES DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDVIGES DE FATIMA CHAVES DE LIMA
DATA: 31/08/2015
LOCAL: Centro de Informática - UFPB
TÍTULO: Validação de Estratégias de Colaboração em Pequenos Grupos dentro de Plataformas de Aprendizagem a Distância
PALAVRAS-CHAVES: Teorias de Colaboração, Educação a Distância.
RESUMO: A Educação a Distância (EaD) vem como uma boa alternativa para suprir a necessidade de estudantes que almejam uma formação superior, mas vivem nas regiões mais distantes e não tem condições de se deslocar para as capitais ou grandes centros, sejam por condições de tempo e/ou dinheiro. De fato, vários governos estão usando a EaD como uma forma de socializar a educação através do desenvolvimento de centros comunitários de educação em partes remotas de seus países. Infelizmente, as altas taxas de evasão e retenção mostram que o uso da EaD em países, como o Brasil, está longe dos resultados esperados. Esta realidade está motivando vários esforços para a análise e soluções deste problema. O presente trabalho baseia-se na premissa de que as atividades de aprendizagem colaborativa, principalmente quando realizados em pequenos grupos e apoiados por elementos que promovam a colaboração, têm efeitos positivos, aumentando a capacidade de aquisição de conhecimento dos estudantes e melhoram os resultados da aprendizagem. Assim, após buscar o entendimento sobre teorias/métodos colaborativos, foram definidas três abordagens que tem o potencial de motivar a colaboração. Para testar a efetividade destas abordagens, foi proposta a implementação de um recurso computacional denominado CollabEduc que terá por objetivo dar suporte a pequenos grupos de estudo. Através de alguns testes de validação com usuários finais, será mensurado se as abordagens aplicadas se mostraram efetivas. Em caso positivo, a ferramenta poderá incentivar a colaboração entre os participantes e promover a aprendizagem.
Presidente - 1723491 - CLAUIRTON DE ALBUQUERQUE SIEBRA
Interno - 1743917 - THAIS GAUDENCIO DO REGO