PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANKLIN ARTHUR MENDES VENCESLAU

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANKLIN ARTHUR MENDES VENCESLAU
DATA: 31/08/2015
LOCAL: Centro de Informática
TÍTULO: UM ESTUDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO ORIENTADO A MODELOS NO DOMÍNIO DE APLICAÇÕES MULTIMÍDIA
PALAVRAS-CHAVES: Aplicações Multimídia, Desenvolvimento Orientado a Modelos, Engenharia de Software Empírica, Mapeamento Sistemático.
PÁGINAS: null
RESUMO: A evolução dos sistemas de telecomunicação e a proliferação massiva do acesso à Internet colaboraram de modo expressivo para que seus usuários explorassem os vários serviços e aplicações por ela oferecidos. Cada dia mais, serviços multimídia, tais como para transmissões de áudio ou vídeo, tornaram-se extremamente difundidos e contribuíram para a popularizações de aplicações multimídia que executam em diversas plataformas de recepção, como por exemplo, a Web, dispositivos móveis e TV Digital. Entretanto, o desenvolvimento de aplicações multimídia ainda é um problema de pesquisa relevante. Além de aspectos de desenvolvimento já existente em outros tipos de software, aplicações neste domínio oferecem uma interface gráfica sofisticada e integrada com diferentes de mídia (imagens, gráficos 3D, áudio e vídeo). Neste tema, normalmente também são consideradas três visões do projeto da aplicação: software, mídia, e interface gráfica com o usuário. Atualmente, apesar de existirem diversas propostas que utilizam abordagens de desenvolvimento orientado a modelos, ainda é possível identificar uma lacuna na definição de métodos sistemáticos, metodologias de domínio específico e ferramentas de desenvolvimento que considerem esses três aspectos de projeto. Este trabalho tem como principal objetivo realizar um mapeamento sistemático da literatura e um survey para identificar os principais trabalhos acadêmicos e práticas em organizações da indústria no domínio de aplicações multimídia que empreguem metodologias, métodos, técnicas e ferramentas de desenvolvimento orientado a modelos.
Interno - 2694559 - ALEXANDRE NOBREGA DUARTE
Externo ao Programa - 1095991 - DANIELLE ROUSY DIAS DA SILVA