PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIEL MEDEIROS DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIEL MEDEIROS DO NASCIMENTO
DATA: 24/08/2022
LOCAL: Centro de Informática
TÍTULO: FAZ UM PIX! Equilibrando controle e generatividade em sistema nacional de pagamentos
PALAVRAS-CHAVES:
RESUMO: Generatividade é uma característica imprescindível para plataformas digitais. Trata-se da capacidade da plataforma ter seu conteúdo guiado e programado por terceiros não guiados e espontaneamente envolvidos com o sistema. O movimento contrário, de limitação desta atividade criativa, chama-se controle. A presente pesquisa busca responder à pergunta: como o Banco Central, proprietário do Pix, controla a generatividade na famosa plataforma nacional de pagamentos brasileiros? A partir desta pergunta-norte, tem-se como objetivos específicos a identificação de formas que o Banco Central guia a generatividade na plataforma, bem como elencar oportunidades generativas no Pix e como estas se relacionam com possíveis estratégias de controle aplicadas pelo Banco Central no Pix. Para isto, será adotada uma metodologia de pesquisa exploratória e qualitativa. As fontes primárias serão artigos acadêmicos, documentações técnicas, normas e regulamentos. Como fontes secundárias, teremos reportagens e matérias de veículos de comunicação e jornalismo. Além disso, esta pesquisa contará com uma fase de entrevistas com desenvolvedores e terceiros de interesse que sejam ligados a aplicações de software financeiro e tenham atuação com o Pix. Esta fase da pesquisa trará insights a respeito de como ocorrem as estratégias de controle aplicadas pelo Banco Central, e quais são as oportunidades de generatividade que o proprietário permite ao desenvolvimento da plataforma. A partir de aprofundamentos na literatura - mediante mapeamento sistemático -, interpretações documentais e normativas e coleta de testemunhos em entrevistas e questionários, o presente estudo trará dados relevantes acerca do estado atual do Pix no quesito conflito entre controle e generatividade.
Presidente - 2126491 - GUSTAVO HENRIQUE MATOS BEZERRA MOTTA
Interno - 2636257 - NATASHA CORREIA QUEIROZ LINO