PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de DEFESA: RENNO DE ERVEDOSA DINIZ VALE

DISCENTE: RENNO DE ERVEDOSA DINIZ VALE
DATA: 26/08/2022
LOCAL: Centro de Informatica
TÍTULO: Aplicativo de smartphone para produção e edição de vídeos com foco em video coaching
PALAVRAS-CHAVES: treinamento parental comportamental, aplicativo android, gravação de vídeo, edição de vídeo, educação infantil
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Sistemas de Computação
ESPECIALIDADE: Software Básico
RESUMO: A metodologia de treinamento parental comportamental é um dos métodos mais consagrados em corrigir comportamentos inadequados em crianças. Utilizada desde a década de 70, este tratamento é considerado o mais eficaz entre os não medicamentosos, e é utilizado muitas vezes como meio de prevençãoão para famílias cuja habitação está envolta de fatores que afetariam negativamente o desenvolvimento da criança. O programa Fortalecendo Laços integra-se dentro desta metodologia e através de sua sistematização, previne que famílias necessitadas de treinamento causem males ao desenvolvimento social da criança. No entanto, tal tratamento afeta não apenas fatores sociais, mas também outros aspectos, como seu desempenho escolar e criatividade, assim, o programa pode ser um grande revés na vida de um indivíduo. Além das técnicas de aprendizagem convencionais, o programa utiliza método de vídeo coaching para auxiliar a aprendizagem e promover a auto gratificação dos participantes. No entanto, o processo de criação de vídeos para o programa é realizado manualmente com o auxilio de softwares de edição de vídeo, muita vezes lentos e complexos, o que retarda o desempenho do programa. Visto que a rápida resposta de avaliação é uma grande aliada do programa, a proposta deste trabalho é desenvolver um aplicativo para smartphones que permita, por meio de escolhas rápidas de opções pré-definidas e de uma interface simples, realizar o processo de edição de vídeo. Desta forma, o tempo de edição, produção e feedback será minimizado beneficiando o programa Fortalecendo Laços.
Presidente - 1971934 - RUY ALBERTO PISANI ALTAFIM
Interno - 2813926 - TIAGO MARITAN UGULINO DE ARAUJO