PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO RAFAEL CHAVES DE ARAÚJO SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO RAFAEL CHAVES DE ARAÚJO SILVA
DATA: 30/08/2022
LOCAL: Google Meet (meet.google.com/oca-novx-dvw)
TÍTULO: Flexibilizando avaliações de usabilidade de recursos digitais para usuários com autismo
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação de Usabilidade, Transtorno do Espectro Autista, Interface Humano-Computador, Arquitetura da Informação.
RESUMO: O Transtorno do Espectro Autista (TEA), também denominado por autismo, é um distúrbio do neuro-desenvolvimento que provoca condições e dificuldades diversas na comunicação (verbal e não verbal), interação social e interesses pessoais em seus acometidos. A realização de tratamentos de caráter intervencionista aliada ao uso de ferramentas de suporte (jogos, livros, recursos digitais, etc.) é fundamental para a melhora da qualidade de vida de pessoas com TEA e para a inclusão desses indivíduos na vida em sociedade. Neste contexto, o uso de recursos digitais como ferramenta de intervenção vem apresentando vantagens sobre a utilização de recursos mais tradicionais na obtenção de progresso no tratamento de pessoas com TEA e vem se tornado uma alternativa acessível e popular entre parentes de pessoas com autismo e profissionais especializados para uso junto a pacientes ou familiares. Contudo, informações acerca da integração e adequação desses recursos digitais no cotidiano das pessoas com TEA são escassas e parte considerável dos recursos digitais voltados a este público sofre com sérios problemas de usabilidade e ergonomia (visto que é comum a concepção de produtos inacabados), tornando necessária a avaliação da adequação e usabilidade desses recursos digitais. Atualmente, as avaliações deste tipo de ferramenta são, geralmente, feitas sem seguir critérios avaliativos padronizados e de forma complexa - este cenário agrava-se quando a variedade dos objetivos de intervenção e apoio (comunicação, educação, reconhecimento de emoções, entre outros) das ferramentas são considerados. Neste contexto, o objetivo deste trabalho se dá em apresentar e desenvolver uma plataforma de avaliação para recursos digitais voltados a indivíduos com autismo, utilizando uma metodologia padronizada (avaliação heurística) e flexibilizando os critérios avaliativos conforme os objetivos de cada recurso avaliado. A metodologia proposta consiste em elaborar uma arquitetura da informação de categorias e recomendações do AutismGuide: um guia de diretrizes de usabilidade voltado a recursos digitais para pessoas com TEA que reúne 69 critérios avaliativos separados em 10 categorias, e utilizar a arquitetura desenvolvida para o desenvolvimento da plataforma proposta. Não obstante, também é objetivada a criação e disponibilização de um repositório com avaliações de ferramentas digitais desenvolvidas para pessoas com TEA, realizadas na plataforma proposta, que poderá ser consultado por partes interessa- das (parentes de pessoas com TEA ou profissionais que buscam verificar a qualidade dos recursos digitais avaliados). Adicionalmente, os critérios de avaliação do guia de recomendações escolhido também serão disponibilizados para consulta em um espaço dedicado na plataforma desenvolvida.
Presidente - 2813926 - TIAGO MARITAN UGULINO DE ARAUJO
Interno - 1743917 - THAIS GAUDENCIO DO REGO