PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE LEOBERTO SOARES FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE LEOBERTO SOARES FILHO
DATA: 29/08/2022
LOCAL: https://v4h.page.link/vyNX
TÍTULO: Videoconferência Acessível para Deficientes Auditivos com Avatar de Libras Automático
PALAVRAS-CHAVES: Acessibilidade, Libras, Avatar de Libras, Transcrição e
RESUMO: Tendo em vista no aumento do uso de conferências síncronas nas atividades diárias das pessoas, as mais diversas adversidade surgiram ou foram agravadas. A falta de acessibilidade para pessoas com algum tipo de deficiência auditiva é um dos desafios mais notáveis, já que essa parcela da sociedade segundo o censo conduzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano de 2010, representa aproximadamente 9,7 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência auditiva. Existem diversas leis que garantem o acesso à informação para pessoas surdas, porém, profissionais capacitados para tradução para Libras ainda são um grupo escasso. Pensando nisso, este trabalho propõe a inserção do Avatar de Libras para tradução da linguagem oral portuguesa para a linguagem gestual de libras, acrescentando também apresenta a funcionalidade de legendas automáticas no interior da ferramenta Video For Health (V4H).
Presidente - 1149359 - GUIDO LEMOS DE SOUZA FILHO
Interno - 2813926 - TIAGO MARITAN UGULINO DE ARAUJO