PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de DEFESA: ELINE RAQUEL DE MACEDO

DISCENTE: ELINE RAQUEL DE MACEDO
DATA: 11/12/2015
LOCAL: Auditório da Escola de Redes - RNP
TÍTULO: Um Simulador Baseado em RV para o Treinamento de Estudantes na Administração de Medicamentos Injetáveis
PALAVRAS-CHAVES: realidade virtual educação médica simulação
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Processamento Gráfico (Graphics)
RESUMO: Simuladores baseados em realidade virtual podem auxiliar nos processos educacionais em saúde, acrescentando a prática simulada em um ambiente seguro e realista. Um procedimento médico que é alvo de críticas, devido aos relatos de erros, é a administração de medicamentos injetáveis. Várias são as pesquisas que apontam as deficiências dos profissionais nessa técnica. Considerando que essa deficiência venha desde a formação do profissional da saúde, o objetivo principal deste trabalho é propor uma ferramenta de capacitação baseada em realidade virtual para a administração de medicamentos injetáveis. Além disso, este trabalho também apresenta a modelagem das métricas de avaliação utilizadas no módulo para avaliação do usuário pelo simulador, discutindo a importância do estabelecimento dessas métricas para serem utilizadas em simuladores de realidade virtual.
Presidente - 2379027 - LILIANE DOS SANTOS MACHADO
Interno - 401182 - ED PORTO BEZERRA