PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS DA SILVA CRUZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCAS DA SILVA CRUZ
DATA: 31/01/2023
LOCAL: Centro de informática
TÍTULO: Impacto em Aplicações de Controle Industrial Operando em Ambiente Orientado a Confiança Zero
PALAVRAS-CHAVES: Smart Grids, SCADA, Confiança Zero, ModBus TCP/IP, Segurança Cibernética.
RESUMO: O uso de aplicações para coletar e gerir a aquisição de dados, em particular, sistemas de controle, supervisão e aquisição de dados (SCADA), possibilitou a gestão dos equipamentos para a nova indústria. O acesso remoto para gerir estações é uma realidade que converge sua aplicabilidade para o uso industrial e com o movimento de aproximar tecnologias de informação a tecnologia operacional, o qual possibilitou o aumento da malha de rede e em conjunto a possibilidade de novas vulnerabilidades a serem corrigidas. Adotar modelos de segurança para mitigar eventos ocasionados por novas vulnerabilidades vão sendo adotados. Este trabalho apresenta uma avaliação do impacto no desempenho da rede ao se adotar determinado paradigma de segurança orientado a Confiança Zero em plantas industriais. A proposta visa mapear possíveis ocorrências de eventos que impactam na comunicação entre cliente, servidor, aplicações SCADA, ao se adotar novas políticas. Como cenário de testes iniciais, escolheu-se uma rede industrial operando com o protocolo MODBUS TCP/IP e sob regras do paradigma de Confiança Zero. Métricas como latência, jitter e vazão na rede foram escolhidas como formas de se avaliar o desempenho dos cenários de rede investigados. Os resultados preliminares sugerem que, embora a Confiança Zero possibilite um controle no qual os limites de domínios se tornam o dado, as transações na rede influência negativamente no tempo de resposta e no consumo de recursos computacionais, levando os gestores a necessidade de criar ambientes que simulam seus espaços industriais para avaliar o uso de modelos de segurança em escala industrial.
Presidente - 1545175 - IGUATEMI EDUARDO DA FONSECA
Interno - 1887274 - FERNANDO MENEZES MATOS