PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de DEFESA: THIAGO WERLLEY BANDEIRA DA SILVA

DISCENTE: THIAGO WERLLEY BANDEIRA DA SILVA
DATA: 05/02/2016
LOCAL: Centro de Informatica
TÍTULO: Aplicação do Problema do Caixeiro Viajante (PCV) em um Planejamento de Trajetória no Setor Agrícola (PTSA) Utilizando um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT)
PALAVRAS-CHAVES: Sistemas Embarcados, VANTs, otimização de trajetória.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO: Os sistemas embarcados acoplados em Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) têm possibilitado um grande avanço no desenvolvimento de diversas aplicações, por exemplo, na agricultura. Através destes sistemas podemos ter um maior controle sobre as condições da região agrícola e aumentar a produtividade da plantação. Este trabalho tem por objetivoanalisar alguns métodos para localizar e otimizar a melhor trajetória de VANTs numa área agrícola. Em cada cenário que o drone processar deve-se tirar fotos das regiões com falha, para isso o drone deve reduzir sua altura proporcional a região, possibilitando fotos com boa qualidade das falhas. Um gerador de manchas possibilita analisar o desempenho da escolha da solução de diferentes cenários quanto a qualidade das imagens. Posteriormente, testes realizados com altitudes fixas e mistas possibilitam um comparativo da melhor escolha na tomada de decisão do drone usando abordagem PCV. Fez-se ainda, um comparativo dos métodos para determinar a trajetória do drone, baseados nas formulações para o Problema do Caixeiro Viajante (PCV) e Problema do Caixeiro Viajante Suficientemente Próximo (PCVSP), a partir das imagens geradas. Por fim, são realizados experimentos de desempenho entre os computadores mensurando tempo, qualidade e distância, assim é analisado uma possível escolha de embarcar no drone.
Presidente - 2579537 - ALISSON VASCONCELOS DE BRITO
Interno - 2042972 - TIAGO PEREIRA DO NASCIMENTO