PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de DEFESA: YUGO MANGUEIRA DE ALENCAR

DISCENTE: YUGO MANGUEIRA DE ALENCAR
DATA: 29/02/2016
LOCAL: Auditório do CI
TÍTULO: UM FRAMEWORK PARA DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: OAEDITOR
PALAVRAS-CHAVES: Sistemas Adaptativos, AVAs, Objetos de Aprendizagem, Educação a Distância.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO: A educação a distância vem crescendo em um ritmo acelerado nesses últimos anos, com isso as tecnologias voltadas para essa modalidade de ensino estão sempre em constate evolução, buscando melhorar a qualidade do ensino. No entanto, essa modalidade de ensino, necessita de um suporte pedagógico adequado em relação ao processo de aprendizagem. Nesse contexto, este trabalho apresenta um conjunto de novas funcionalidades para o OAEditor, um framework integrado ao AVA Moodle, que fornece suporte a professores no processo de construção de OAs adaptativos, sendo desnecessário conhecimentos elevados na área tecnológica por parte dos docentes. Os OAs produzidos pelo OAEditor são feitos em forma de hiperdocumentos educacionais estruturados como grafos conceituais, onde os nós do grafo denotam os conceitos, que serão representados por links no hiperdocumento, e as arestas denotam relacionamento entre esses conceitos. O conjunto de novas funcionalidades para OAEditor visa dar um maior suporte para o docente e discente com relação a questão feedback, critério este que não é muito explorado em ferramentas de sistemas adaptativos e que também é um ponto crítico na Educação a Distância, pois ocorre sem o uso de recursos não verbais (como por exemplo, as expressões e a entonação). Devemos saber que o professor é peça indispensável no processo de educação, diante disto, é de suma importância disponibilizar ferramentas de feedback que possibilitem o acompanhamento contínuo do desempenho do aluno, fornecendo assim conhecimentos suficientes para aprimorar seus materiais instrucionais.
Presidente - 1175878 - LUCIDIO DOS ANJOS FORMIGA CABRAL
Interno - 333503 - ANTONIO CARLOS CAVALCANTI