PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ESTEVAO DOMINGOS SOARES DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ESTEVAO DOMINGOS SOARES DE OLIVEIRA
DATA: 26/02/2016
HORA: 10:00
LOCAL: Auditório do CI
TÍTULO: MODELO DE DIAGNÓSTICO DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ORIENTADO A CONCEITOS
PALAVRAS-CHAVES: Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Visualização de Dados, Avaliação em Educação a Distância
PÁGINAS: 88
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO: O uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) na educação tem crescido bastante nos últimos anos, muito em virtude da expansão dos cursos na modalidade à distância. Tais espaços de suporte a aprendizagem exigem que se pense em novos métodos educativos, sobretudo no que se refere à avaliação da aprendizagem. Em virtude da grande quantidade de alunos nessa modalidade de educação atuando no AVA, um grande volume de dados é gerado. Assim, para obter-se um bom modelo de avaliação de aprendizagem faz-se necessário uma análise desses dados. O Moodle – AVA mais popular atualmente –, oferece ao professor relatórios, tabelas e gráficos que permitem visualizar os dados referentes às ações dos alunos. Tais ações representam desde o acesso a recursos e materiais didáticos, até a participação em atividades, como fóruns de discussão e resultados de participação questionários, por exemplo. Contudo, essas visualizações nativas do Moodle não levam em consideração as reais necessidades dos docentes, sobretudo em relação a um acompanhamento efetivo da aprendizagem. Diante do exposto, fica evidente a necessidade de se ter ferramentas que auxiliem neste processo. Para isso, há de ter-se um Modelo que permita, de modo ágil e flexível, o armazenamento e a utilização dos dados educacionais dos alunos para a aplicação de técnicas de Learning Analytics com foco no diagnóstico de situações de dificuldade de aprendizagem no contexto da Educação a Distância. Para avaliar esta proposta, a ferramenta ConcetpVis foi implementada a partir do modelo proposto. Em seguida, realizou-se um estudo de caso na disciplina Matemática Elementar do curso de Licenciatura em Computação da Unidade de Educação a Distância da UFPB e, por fim, apresentou-se um questionário para que um grupo de professores respondesse a partir de suas impressões.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1175878 - LUCIDIO DOS ANJOS FORMIGA CABRAL
Externo ao Programa - 1095991 - DANIELLE ROUSY DIAS DA SILVA
Externo à Instituição - FRANCISCO PETRÔNIO ALENCAR DE MEDEIROS