PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ANA CLARA CHAVES SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CLARA CHAVES SOUSA
DATA: 28/02/2024
HORA: 10:00
LOCAL: ARIA
TÍTULO: Previsão de demanda de cosméticos no varejo utilizando aprendizagem de máquina
PALAVRAS-CHAVES: Previsão de Séries Temporais, Aprendizado de Máquina, Gradient Boosting, Varejo, Prophet
PÁGINAS: 122
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO: A tomada de decisão baseada em dados foi facilitada devido à alta disponibilidade de dados e à maior capacidade de processamento dos computadores. Para auxiliar na tomada de decisão, é possível extrair informações dos dados através da Ciência de Dados. Um exemplo em que há grande aplicabilidade dessa ciência nas empresas é a previsão de demanda dentro da área de Gestão da Cadeia de Abastecimento. Fazer a previsão do volume de vendas não é uma tarefa trivial e, além disso, imprecisões nessa previsão podem causar ruptura de estoque ou afetar sua gestão. Neste estudo, será feita a previsão de vendas de dois canais de venda diferentes utilizando algoritmos de Aprendizado de Máquina para uma marca de uma grande empresa. Essa empresa está alocada no mercado de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, em que o Brasil é o quarto maior mercado consumidor do mundo. Foram utilizados dados dos anos de 2018 a 2023 de vendas que ocorreram em todos os estados brasileiros. As previsões foram feitas em três diferentes horizontes de tempo, sendo eles: curto prazo (próximo período), médio prazo (aproximadamente 3 meses à frente) e longo prazo (cerca de 7 meses à frente). Sendo assim, a consistência dos modelos de Aprendizado de Máquina também foi avaliada. Os algoritmos analisados neste estudo foram: CatBoost, LightGBM, XGBoost e Prophet. Primeiramente, os métodos de Gradient Boosting mencionados foram comparados a fim de identificar qual dos três métodos indicou maior estabilidade ao prever múltiplos horizontes. O XGBoost apresentou os menores erros para o canal Loja na previsão em todos os três horizontes (10% para o curto prazo, 2,12% para o médio prazo e 6,4% para o longo prazo). Para o canal Venda Direta, o XGBoost não apresentou o menor WAPE em todos os horizontes, mas teve mais estabilidade em comparação ao CatBoost e ao LightGBM. Em sequência, o XGBoost foi comparado com um método de séries temporais, o Prophet. Comparando os dois modelos em cenários distintos, concluiu-se que o Prophet apresentou resultados mais satisfatórios e maior estabilidade na previsão de múltiplos horizontes temporais.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1743917 - THAIS GAUDENCIO DO REGO
Interno - 2813926 - TIAGO MARITAN UGULINO DE ARAUJO
Externo ao Programa - 1827772 - YURI DE ALMEIDA MALHEIROS BARBOSA