PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de DEFESA: ANIELTON JOSE DO NASCIMENTO

DISCENTE: ANIELTON JOSE DO NASCIMENTO
DATA: 27/06/2016
LOCAL: Centro de Informática
TÍTULO: Uso do Processo de Avaliação Mútua aliado a Conceitos de Gamificação como suporte ao Estudo Colaborativo em Ambientes de EaD
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação Mútua, Gamification, Ensino a Distância
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO: Um dos problemas da educacao a distancia e a falta de comunicacao e colaboracao entre os alunos, o que e causado pricipalmente pela distancia fisica entre eles. Pesquisas em educacao mostram que a colaboracao entre alunos, onde eles se ajudam no entendimento do conteudo educacional, e uma das partes fundamentais do processo de aprendizagem. Ambientes virtuais de aprendizagem, como o Moodle, disponibilizam algums recursos como Foruns e Chats para suporte a colaboracao. Porem, tais recursos sao insuficientes para motivar tal colaboracao. Este e outros fatores tem causado um grande indice de retencao e evasao nos cursos a distancia, uma vez que os estudantes nao conseguem se adaptar as caracteristicas desta modalidade de ensino. Este trabalho utiliza conceitos de avaliacao mutua, integrados a elementos de gamificacao, como forma de motivar a colaboracao de estudantes em pequenos grupos de estudo. De fato, a literatura indica que processos colaborativos sao mais eficientes em grupos compostos por 4 ou 5 estudantes. Uma das principais contribuicoes do trabalho e o desenvolvimento de um processo de avaliacao mutua automatico, o qual pode ser integrado ao processo de avaliacao mutua feita pelos alunos, de modo que os resultados das avaliacoes sejam mais confiaveis. A validacao da proposta foi feita com turmas do curso de Graduacao em Computacao da UFPB virtual. Os resultados mostram que, alem de garantir uma maior seguranca no processo de avaliacao, tambem e possivel verificar grandes dispcrepancias neste processo, assim como gerar diferentes formas de comparacao entre o desempenho de alunos e grupos de alunos, considerando diferentes atributos propostos neste trabalho.
Externo ao Programa - 1694584 - AYLA DEBORA DANTAS DE SOUZA REBOUCAS
Presidente - 1723491 - CLAUIRTON DE ALBUQUERQUE SIEBRA