PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de DEFESA: FELIPE OLIVEIRA MIRANDA CUNHA

DISCENTE: FELIPE OLIVEIRA MIRANDA CUNHA
DATA: 25/08/2016
LOCAL: Centro de Informática
TÍTULO: Uma Estratégia Baseada em Perfis para Suporte à Formação de Grupos de Aprendizagem em EAD
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem; Colaboração; Educação a distância; Formação de grupos.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO: A procura por estrategias de ensino e de aprendizagem que promovam e fortalecam a colaboracao na Educacao a Distancia tem sido tema de crescente destaque na literatura. Pesquisas tem investigado abordagens de formacao de grupos para a aprendizagem colaborativa a distancia, o que tem permitido a comunidade cientifico-academica experimentar diferentes maneiras de atribuir estudantes em grupos. Entretanto, a literatura pouco tem se dedicado a investigar as contribuicoes de tutores da Educacao a Distancia para formacao de grupos. Alem disso, definir uma abordagem de formacao de grupos de forma a garantir que a maioria das preferencias seja atendida nao e uma tarefa pedagogicamente facil, pois as caracteristicas e as necessidades de cada turma podem variar. Diante desse contexto, este trabalho objetiva definir uma abordagem baseada em perfis de grupos, especificados a partir de preferencias de tutores a distancia, para apoiar o processo de formacao de grupos de aprendizagem. Realizou-se estudo de revisao sistematica na literatura para identificar as melhores praticas em abordagens para formacao de grupos. Investigou-se o perfil e as preferencias dos tutores do curso de Licenciatura em Computacao da Universidade Federal da Paraiba. Especificou-se perfis de grupos para posterior experimento em agrupamento homogeneo por Polo, agrupamento heterogeneo e complementar por habilidades em programacao a partir da modelagem matematica e implementacao de algoritmo de agrupamento. Realizou-se, por fim, estudo de caso com grupos de estudantes para avaliar a abordagem proposta e analisar o desempenho deles em atividade colaborativa a distancia. Os resultados evidenciam que as preferencias de tutores a distancia permitiram a definicao de uma abordagem de formacao de grupos coerente ao contexto do dominio do presente estudo. O agrupamento permitiu criar grupos homogeneos, heterogeneos e complementares a partir de dados educacionais da plataforma Moodle. Foi aplicada a estrategia de restricao de tamanho sobre uma particao resultante do algoritmo K-medias, possibilitando formar grupos homogeneos de tamanhos uniformes. Verificou-se um aumento no desempenho em 65,6% dos estudantes em atividade em grupo, quando comparado ao desempenho em atividade individual.
Presidente - 1723491 - CLAUIRTON DE ALBUQUERQUE SIEBRA
Externo à Instituição - FRANCISCO PETRÔNIO ALENCAR DE MEDEIROS