PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de DEFESA: DIEGO LOPES MARQUES DA SILVA

DISCENTE: DIEGO LOPES MARQUES DA SILVA
DATA: 31/08/2016
LOCAL: Centro de Informática
TÍTULO: Um Modelo de Jogador Baseado em Estilos de Aprendizagem para Promover Feedback Adaptativo aos Jogadores
PALAVRAS-CHAVES: jogos educacionais, feedback, modelo de jogadores
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO: Cada individuo possui um perfil diferente que influencia na forma de como ele organiza e processa informacao. Esse perfil pode ser descrito como estilo de aprendizagem onde cada pessoa aprende um determinado assunto ou conteudo de acordo com suas diferencas individuais, contribuindo assim para a construcao do processo de ensino/aprendizagem. Alem disso, tem sido utilizados e reconhecidos como sendo um fator humano importante, e que afeta diretamente o desempenho de aprendizagem de cada aluno. Esse e um dos motivos pelo qual os jogos educativos podem ser tao poderosos no que diz respeito ao processo de ensino/aprendizagem, uma vez que os alunos podem aprender brincando e consequentemente unindo a isso a adaptacao do jogo de acordo com o seu perfil potencializando a aprendizagem. Pesquisas na area da educacao sugerem o uso de jogos no processo de ensino/aprendizagem, pois podem engajar o estudante reforcando conceitos atraves da pratica, favorecendo o desenvolvimento da logica, da analise, da estrategia, e ate da memoria do jogador. Contudo, o potencial desses jogos nem sempre e aproveitado da melhor maneira, como, por exemplo, a partir da disponibilizacao de feedbacks que fornecem suporte no processo de educacao e de motivacao, alem de ser uma caracteristica importante de jogos educativos. Ademais, tem como objetivo aumentar o esforco, o desempenho e a motivacao do aluno, fornecendo a eles informacao util e imediata sobre seu desempenho. De maneira geral, este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que tem como finalidade descrever um modelo baseado em estilos de aprendizagem, a fim de ser utilizado em jogos educativos e, a partir dele, promover feedback adaptativo ao estilo de cada usuario. Este modelo foi implementado em um jogo educativo no estilo perguntas e respostas, denominado MyQuimica, que visa apoiar no processo de ensino/aprendizagem de quimica. Mais precisamente, o jogo procura auxiliar no aprendizado das nomenclaturas quimicas e ajudar na familiarizacao dos alunos com a tabela periodica. Os testes foram realizados com um total de 65 alunos de escolas publicas de Joao Pessoa, do 1º e 2º anos do Ensino Medio.
Presidente - 1420094 - CARLA TACIANA LIMA LOURENCO SILVA SCHUENEMANN
Externo ao Programa - 1095991 - DANIELLE ROUSY DIAS DA SILVA