PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAPHAEL BEZERRA XAVIER

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAPHAEL BEZERRA XAVIER
DATA: 18/08/2016
LOCAL: Auditorio do CI
TÍTULO: Abordagem C-GRASP com adaptação automática para otimização global contínua
PALAVRAS-CHAVES: Otimização Contínua, Continuous GRASP, Adaptação automática, Meta-Heurísticas.
RESUMO: O uso das meta-heurísticas é fortemente recomendado para resolução de problemas de otimização. Geralmente são utilizadas para resolver problemas de otimização discreta. As meta-heurísticas utilizam suas versões originais para conseguir resultados satis- fatórios, porém métodos adaptativos são implementados para obter maior desempenho, consequentemente melhorando a forma como a meta-heurística funciona. Greedy Ran- domized Adaptive Search Procedure (GRASP), Variable Neighborhood Search (VNS) e Variable Neighborhood Descent (VND) têm sido usados para resolver problemas de otimização global contínua, com suas adaptações implementadas. A meta-heurística Continuous GRASP está incluída na classe das que mais sofreram adaptações para a resolução desses problemas. Alguns trabalhos possuem relevância por implementarem estas adaptações do Continuous GRASP (C-GRASP). O Directed Continuous GRASP (DC-GRASP) é um melhoramento proposto para acelerar a convergência do método C-GRASP através da geração de direções de descida, sem cálculos de derivada, utilizando uma busca local baseada no método Adaptive Pattern Search (APS). Uma adaptação automática é inserida no DC-GRASP para a definição dos parâmetros em funções de alta dimensionalidade. Para funções com poucas dimensões, um simples mecanismo de variação do tamanho do passo foi proposto para melhorar o aproveitamento das iterações do métodos. Para validar o método implementado foram usadas as últimas implementações adaptativas do Continuous GRASP encontradas na literatura recente, como também em versões originais publicadas em artigos iniciais que usam a meta-heurística. Alguns experimentos computacionais foram realizados em um benchmark de funções de teste com mínimo global conhecido, comprovando assim a eficácia do método para o auxílio na convergência.
Presidente - 1175878 - LUCIDIO DOS ANJOS FORMIGA CABRAL
Interno - 1859144 - ANAND SUBRAMANIAN