PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LARISSA ARAUJO DE ALENCAR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LARISSA ARAUJO DE ALENCAR
DATA: 30/08/2016
LOCAL: sala 107 do CI
TÍTULO: UM MODELO DE SISTEMA DE RECOMENDAÇÃO DE LIVROS E PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS INTEGRADO A SISTEMAS ACADÊMICOS
PALAVRAS-CHAVES: Sistemas de Recomendação, Repositórios Digitais, Bibliotecas Físicas
RESUMO: Os Sistemas de Recomendação se propõem auxiliar o usuário a encontrar materiais que sejam de seu interesse e reflitam suas necessidades. Com o aumento de informações disponíveis na internet, as recomendações tornam-se cada vez mais importantes em diversas áreas, a exemplo da educação, visto que parte de tamanha sobrecarga de informação é composta pelo domínio educacional. Propostas foram desenvolvidas para investigar e desenvolver sistemas de recomendação voltados a educação, mostrando que a pesquisa nessa área pode ser relevante para a comunidade acadêmica como um todo. Entretanto, geralmente esses se sistemas se baseiam em perfis definidos manualmente ou com uma visão superficial do usuário. Além disso, são escassas as recomendações de materiais físicos e digitais em combinação. Outro problema observado está relacionado as técnicas utilizadas para a classificação e recomendação dos conteúdos, se baseando principalmente em aspectos sintáticos. Este trabalho busca colaborar com o desenvolvimento nesta área a partir da proposta de um sistema de recomendação que utiliza técnicas de filtragem baseado em conteúdo, filtragem colaborativa e filtragem baseada em conhecimento, empregando tanto aspectos sintáticos quanto semânticos, destacando sua importância desde a coleta de dados em bases de dados de IES até a recomendação de materiais físicos e digitais para alunos de graduação, buscando promover resultados mais próximos da necessidade do aluno dentro do contexto em que está inserido em seu meio acadêmico no ensino superior.
Presidente - 401182 - ED PORTO BEZERRA
Interno - 1723491 - CLAUIRTON DE ALBUQUERQUE SIEBRA