PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de DEFESA: EDVIGES DE FATIMA CHAVES DE LIMA

DISCENTE: EDVIGES DE FATIMA CHAVES DE LIMA
DATA: 31/08/2016
LOCAL: CI
TÍTULO: Proposta de Estratégias de Colaboração em Pequenos Grupos para Plataformas de Aprendizagem a Distância
PALAVRAS-CHAVES: Colaboração, educação a distância, formação de grupos.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO: A Educacao a Distancia (EaD) vem como uma alternativa para suprir a necessidade de estudantes que almejam uma formacao superior, mas vivem nas regioes mais distantes e nao tem condicoes de se deslocar para as capitais ou grandes centros, sejam por condicoes de tempo e/ou dinheiro. De fato, varios governos estao usando a EaD como uma forma de socializar a educacao atraves do desenvolvimento de centros comunitarios de educacao em partes remotas de seus paises. Por outro lado, numa faixa de quatro/cinco anos, a taxa relativa de estudantes egressos na modalidade de ensino a distancia (saida / entrada) esta em torno de 30%. Infelizmente, essas altas taxas de evasao e retencao mostram que o uso da EaD em paises, como o Brasil, esta longe dos resultados esperados. Esta realidade esta motivando varios esforcos para a analise e solucoes para este problema. O presente trabalho baseia-se na premissa de que as atividades de aprendizagem colaborativa, principalmente quando realizados em pequenos grupos e apoiados por elementos que promovam a colaboracao, tem efeitos positivos, aumentando a capacidade de aquisicao de conhecimento dos estudantes, reduzindo custos e promovendo alternativas para solucionar o problema de retencao em disciplinas. Assim, apos buscar o entendimento sobre teorias/metodos colaborativos, foram definidas tres estrategias que possam ajudar a solucionar essa realidade. A partir de alguns testes de validacao com participantes, foi mensurado se as estrategias aplicadas se mostraram efetivas. Os resultados apontaram que as estrategias de colaboracao poderao ser aplicadas em um recurso computacional de modo a incentivar a colaboracao entre os participantes.
Presidente - 1723491 - CLAUIRTON DE ALBUQUERQUE SIEBRA
Externo ao Programa - 1095991 - DANIELLE ROUSY DIAS DA SILVA