PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de DEFESA: IRON ARAUJO DE ALMEIDA JUNIOR

DISCENTE: IRON ARAUJO DE ALMEIDA JUNIOR
DATA: 12/12/2016
LOCAL: CI
TÍTULO: Uma Nova Abordagem de Casamento de Impressões Digitais
PALAVRAS-CHAVES: Biometria, Impressão Digital, Casamento de Impressões Digitais.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
RESUMO: O reconhecimento de individuos por meio de informacoes biometricas tem sido cada vez mais adotado nas mais diversas aplicacoes. Uma das razoes para essa escolha fundamenta-se nas informacoes biometricas serem mais dificeis de adulterar, compartilhar ou extraviar do que outros metodos de identificacao. Varias caracteristicas de individuos, fisicas e comportamentais, podem ser utilizadas em um sistema biometrico, como a impressao digital, face, voz e iris. Diversos trabalhos tem explorado esses tracos produzindo mecanismos de reconhecimento cada vez mais seguros e precisos, mas nenhum e imune a falhas e ainda ha muito o que evoluir. A impressao digital tem se mostrado um traco biometrico bastante eficaz, uma vez que sua alta precisao e seu baixo custo tornam os sistemas mais acessiveis e com resultados satisfatorios. No entanto, o reconhecimento por impressao digital ainda e um problema em aberto, visto que esses algoritmos ainda apresentam erros em sua execucao de falsa aceitacao e falsa rejeicao. Este trabalho apresenta uma nova abordagem de casamento de impressoes digitais que e uma etapa importante do processo de identificacao atraves desse traco biometrico. Diversas abordagens de comparacao entre as impressoes digitais sao aplicadas com o objetivo de aumentar a confiabilidade do metodo proposto. Para ajuste de parametros foram utilizados os Algoritmos Bioinspirados: Algoritmos Geneticos e Enxame de Particulas. A validacao deste metodo se fez atraves da avaliacao da Taxa de Erro Igual nos bancos de dados do projeto Fingerprint Verification Competition e do projeto BioPass-UFPB, totalizando seis bancos de dados. Resultados iniciais apresentaram taxas de acerto media acima de 95%, obtendo ganhos consideraveis com a juncao das diversas abordagens empregadas e otimizacoes chegando a taxas de acerto de ate 99,8%.
Externo à Instituição - JEFERSSON ALEX DOS SANTOS
Presidente - 1167863 - LEONARDO VIDAL BATISTA