PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de DEFESA: EDUARDO DE SOUZA GAMA

DISCENTE: EDUARDO DE SOUZA GAMA
DATA: 23/02/2017
LOCAL: Laboratório de redes
TÍTULO: Problema de atribuição de rota, comprimento de onda e bandas em redes ópticas metropolitanas MB-OFDM
PALAVRAS-CHAVES: Redes Ópticas; algoritmos de alocação de rota, comprimento de onda e banda; redes ópticas elásticas.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Sistemas de Computação
ESPECIALIDADE: Teleinformática
RESUMO: As redes opticas metropolitanas, que compoem o backbone de grande parte das redes de transporte ao redor do mundo, precisao estar em constante evolucao para suportar o forte crescimento do volume de dados da Era da comunicacao digital. O sinal WDM MBOFDM introduzido pela rede MORFEUS surge como candidata para fluir a demanda do trafego em uma proxima era. Contudo, existe uma serie de desafios na distribuicao do operacional dos recursos para que esse tipo de rede consiga operar de forma satisfatoria. Com este objetivo, e de fundamental importancia que a rede optica MORFEUS adote um algoritmo RWBA eficiente, responsaveis pela escolha adequada de recursos na rede para provisionar novas conexoes de forma a maximizar a probabilidade de atendimento das futuras conexoes. Dada uma requisicao de conexao, o algoritmo RWBA deve atribuir uma rota, um comprimento de onda e um conjunto de bandas capazes de atende-la. Cada no da rede e composto por componentes de extracao e insercao de banda MB-OFDM, chamados, respectivamente, de MEB (MORFEUS Extraction Block) e MIB (MORFEUS Insertion Block). Com isso um sinal WDM MB-OFDM pode ter banda(s) extraida e/ou inserida num no MORFEUS, ou ser direcionado para a fibra de saida sem alteracao. Com o intuito de otimizar o uso dos componentes MIB/MEB’s, bem como o numero total de comprimentos de onda na rede, este dissertacao propoe o uso de aspectos do projeto de topologia virtual em redes opticas no problema RWBA.
Presidente - 1545175 - IGUATEMI EDUARDO DA FONSECA
Externo ao Programa - 1448867 - JOSILENE AIRES MOREIRA