PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de DEFESA: RAPHAEL BEZERRA XAVIER

DISCENTE: RAPHAEL BEZERRA XAVIER
DATA: 24/08/2017
LOCAL: Auditório do CI
TÍTULO: Abordagem C-GRASP com adaptação automática para otimização global contínua
PALAVRAS-CHAVES: Otimização Contínua, Continuous GRASP, Adaptação automática, Meta-heurísticas, Particle Swarm Optimization
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Matemática da Computação
RESUMO: O uso das meta-heuristicas e fortemente recomendado para resolucao de problemas de otimizacao. Geralmente sao utilizadas para resolver problemas de otimizacao discreta. As meta-heuristicas buscam suas versoes originais para conseguir solucoes aproximadas, e metodos adaptativos sao implementados para obter maior desempenho, consequentemente melhorando a forma como a meta-heuristica funciona. Greedy Randomized Adaptive Search Procedure (GRASP), Variable Neighborhood Search (VNS) e Variable Neighborhood Descent (VND) tem sido usadas para resolver problemas de otimizacao global continua, com suas adaptacoes implementadas. A meta-heuristica Continuous GRASP esta incluida na classe das que mais sofreram adaptacoes para a resolucao desses problemas. Alguns trabalhos possuem relevancia por implementarem estas adaptacoes do Continuous GRASP (C-GRASP). O Directed Continuous GRASP (DC-GRASP) e um melhoramento proposto para acelerar a convergencia do metodo C-GRASP atraves da geracao de direcoes de descida, sem calculos de derivada, utilizando uma busca local baseada no metodo Adaptive Pattern Search (APS). Uma adaptacao automatica e inserida no DC-GRASP para otimizar a definicao dos parametros em funcoes de alta dimensao, com um metodo utilizando a meta-heuristica Particle Swarm Optimization (PSO). Nas funcoes com dimensoes menores, um mecanismo de ampliacao do tamanho do passo na busca local (APS) e o uso da busca linear inexata, foram propostas para melhorar o aproveitamento das iteracoes dos metodos. Para validar o metodo implementado foram usadas as ultimas implementacoes adaptativas do Continuous GRASP encontradas na literatura recente, como tambem em versoes originais publicadas em artigos que usam a meta-heuristica. Alguns experimentos computacionais foram realizados em um benchmark de funcoes de teste com minimo global conhecido, comprovando assim a eficacia do metodo para o auxilio na convergencia.
Presidente - 1175878 - LUCIDIO DOS ANJOS FORMIGA CABRAL
Interno - 1859144 - ANAND SUBRAMANIAN