PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAMON CELESTINO RAMOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAMON CELESTINO RAMOS
DATA: 25/08/2017
LOCAL: CI
TÍTULO: Um novo método de melhoria de qualidade de impressões digitais para extração de características e reconhecimento de indivíduos
PALAVRAS-CHAVES: Biometria, Impressão Digital, Segmentação de Imagens.
RESUMO: A Biometria oferece um mecanismo de autenticação confiável utilizando traços (físicos ou comportamentais) que permitam identificar usuários baseados em suas características naturais. Serviços biométricos de classificação e verificação de usuários, são considerados, a princípio, mais seguros que sistemas baseados em políticas de senha, por exigirem a apresentação de uma característica física única e, portanto, a presença do usuário ao menos no momento da autenticação. O reconhecimento por impressão digital é uma das abordagens biométricas mais utilizadas, visto que sua alta precisão e seu baixo custo tornam os sistemas mais acessíveis e com resultados satisfatórios. No entanto, atualmente o reconhecimento por impressões digitais ainda é um problema em aberto, uma vez que erros de falsa aceitação e falsa rejeição ainda são encontrados nos algoritmos de comparação de impressões digitais. A confiabilidade desses algoritmos depende da qualidade da impressão digital de entrada. Se a qualidade é boa, a fluidez dos ridges e valleys é bem evidente e um conjunto confiável de características pode ser extraída, caso contrário, quando a impressão possui muito ruído, o algoritmo pode detectar um grande número de falsas minúcias e perder minúcias verdadeiras, resultando em taxas elevadas de falsa aceitação e rejeição. Este trabalho apresenta um novo método de melhoria na qualidade das imanges de impressão digital para facilitar a extração de características de impressões digitais, utilizando técnicas inovadoras de realce e segmentação que buscam alcançar resultados competitivos internacionalmente.
Presidente - 1167863 - LEONARDO VIDAL BATISTA
Interno - 1723491 - CLAUIRTON DE ALBUQUERQUE SIEBRA