PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de DEFESA: ALEXSANDRO MARCELINO FERNANDES

DISCENTE: ALEXSANDRO MARCELINO FERNANDES
DATA: 31/08/2017
LOCAL: Centro de Informática
TÍTULO: YPOSTÍRIXI: MODELO DE APOIO BASEADO EM RPG AVENTURA SOLO PARA O DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Objetos de Aprendizagem. RPG. Aventura Solo.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO: Com o avanco das tecnologias digitais no meio educacional, os objetos de aprendizagem (OA) se tornaram um elemento importante no processo de ensino aprendizagem. O OA e compreendido como sendo qualquer recurso digital ou nao que possa apoiar a aprendizagem. Considerando a educacao a distancia (EaD), essa tecnologia assume um papel ainda mais relevante, uma vez que se utiliza dos recursos tecnologicos para transmitir o conhecimento. Esse trabalho tem como objetivo propor um modelo de apoio baseado em RPG Aventura Solo para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem utilizando o sistema e a mecanica do Role Playing Game, visando prover um componente auxiliador no processo de ensino e aprendizagem, simplificando o processo de elaboracao e construcao dos Objetos de Aprendizagem pelos professores. O modelo proposto foi criado de acordo com as teorias de ensino e aprendizagem de Skinner (1972), juntamente com Levy (1993) no que se refere ao resgate das informacoes proveniente dos estimulos com a associacao de: imagens, sons, palavras-chaves, assim como Hayashi (2003) e Siqueira (2011), com relacao a capacidade de assimilacao de conteudos e a capacidade de decisao. A validacao do modelo proposto sinalizou, a partir da analise dos dados obtidos, que o modelo proposto teve uma aceitacao positiva pelos professores participantes revelando-se como um modelo de apoio relevante no auxilio ao processo de ensino e aprendizagem.
Presidente - 1723491 - CLAUIRTON DE ALBUQUERQUE SIEBRA
Externo ao Programa - 1095991 - DANIELLE ROUSY DIAS DA SILVA