PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYRTON DIAS DE QUEIROZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAYRTON DIAS DE QUEIROZ
DATA: 31/01/2018
HORA: 10:00
LOCAL: CI/UFPB
TÍTULO: SmartSubway: Um Sistema Colaborativo Inteligente para Apoiar no Estudo da Eficiência Energética em Trens Urbanos no Contexto de Cidades Inteligentes
PALAVRAS-CHAVES: Sistemas Colaborativos, Algoritmos Genéticos, Eficiência Energética, Transportes Inteligentes, Cidades Inteligentes.
PÁGINAS: 80
RESUMO: Com o aumento populacional torna-se cada vez mais necessário o desenvolvimento de soluções que reduzam os impactos gerados pelo aumento no consumo de recursos naturais. A adoção dos transportes elétricos, como trens urbanos, é uma alternativa para a diminuição de gases poluentes na atmosfera e a redução na ocupação do espaço urbano. No entanto, com a utilização de trens elétricos surge o problema do gasto energético, que precisa de soluções sustentáveis. Esse trabalho tem como objetivo criar um método genérico para apoiar especialistas de forma colaborativa, na busca de um perfil de velocidade (do inglês, speed profile) que reduza gastos energéticos. Esta abordagem é baseada nos Algoritmos Genéticos da Inteligência Artificial bio inspirada, onde os especialistas podem inserir informações sobre o domínio, colaborando entre si, e de forma que se possa obter vantagens reais com o uso dessa conhecida e comprovadamente eficiente meta heurística usada para problemas de otimização. A fim de obter uma prova de conceito, foram planejadas as etapas para o desenvolvimento de um sistema colaborativo, denominado SmartSubway. Para validação do sistema é considerado um estudo de caso onde são capturados dados referentes ao trajeto de um trem elétrico, e análises são realizadas por meio de experimentos com diferentes configurações dos algoritmos genéticos. Os resultados preliminares são promissores, indicando que por meio da análise e busca de perfis de velocidade, são encontrados perfis com menores gastos energéticos. Trazendo assim benefícios ambientais, econômicos e de conforto em mobilidade urbana, no contexto de soluções para Cidades Inteligentes.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2636257 - NATASHA CORREIA QUEIROZ LINO
Interno - 1170572 - GLEDSON ELIAS DA SILVEIRA
Externo ao Programa - 1095991 - DANIELLE ROUSY DIAS DA SILVA