PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de DEFESA: JANALIVIA DO NASCIMENTO CARNEIRO

DISCENTE: JANALIVIA DO NASCIMENTO CARNEIRO
DATA: 21/06/2018
LOCAL: Centro de Informática
TÍTULO: Aplicação de Learning Analytics para Modelagem do Aluno de acordo com a Taxonomia Revisada de Bloom
PALAVRAS-CHAVES: Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Sistemas de Aprendizagem Adaptativos, Modelos do Aluno, Perfil de Aprendizagem, Moodle, Learning Analytics, Taxonomia de Bloom Revisada.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO: Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) sao recursos educacionais resultantes do desenvolvimento tecnologico, sendo uma alternativa para maximizar a capacidade da educacao virtual online. No entanto, a grande maioria dos ambientes de aprendizagem que estao disponiveis para os alunos sao passivos. Tais ambientes sao utilizados principalmente para transmitir documentos multimidia (videos, audios, textos, imagens, etc.) e fornecer formas de avaliar os alunos atraves de questionarios e envios de atividade. Um exemplo de tais sistemas e o Ambiente de Aprendizagem Dinamico Orientado a Objetos Modulares (Moodle). Uma possivel maneira de abordar esse problema e atraves do uso de Sistemas Tutores Inteligentes (STIs). Tais sistemas sao capazes de oferecer suporte adaptativo aos alunos, fornecendo orientacao individual semelhante a um verdadeiro tutor em um modelo de ensino individual. Os STIs viabilizam a oferta de material de instrucao personalizado e suporte adaptativo na educacao, de acordo com as necessidades de cada perfil de aluno, nivel de conhecimento, habilidades cognitivas e competencias nas mais diversas areas de estudo. Neste contexto, este trabalho objetiva investigar as abordagens atuais sobre um dos componentes basicos dos STIs, o Modelo do Aluno. A pesquisa sobre modelagem de alunos e uma questao centralmente importante no projeto de STIs, porque os modelos estudantis desempenham um papel crucial nos STIs. Tais modelos fornecem informacoes uteis sobre o que os alunos entendem, o que permite que os sistemas sejam altamente individualizados. Ao final, este trabalho apresenta a especificacao funcional de um novo modelo do estudante que incorpora dois dos modelos atuais, a fim de aumentar a adaptabilidade de um sistema de aprendizagem online concebido sobre o ambiente Moodle. O modelo proposto utiliza a modelagem dimensional de Learning Analytics para uma classificacao cognitiva do perfil do aluno, de acordo com a Taxonomia de Bloom Revisada.
Externo à Instituição - CARLA TACIANA LIMA LOURENCO SILVA SCHUENEMANN
Presidente - 1723491 - CLAUIRTON DE ALBUQUERQUE SIEBRA