PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA (PPGQ)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: JULIANA KELLY DIONIZIO DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANA KELLY DIONIZIO DE SOUZA
DATA: 31/08/2018
LOCAL: Sala de Reuniões do Núcleo de Pesquisa e Extensão - LACOM/REITORIA/UFPB
TÍTULO: Avaliação fotocatalítica de niobatos lamelares: Influência dos métodos de síntese, aspectos teóricos e experimentais
PALAVRAS-CHAVES: KNb3O8, K4Nb6O17, distorção dos octaedros, fotocatálise, reuso.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Inorgânica
RESUMO: O uso de semicondutores como fotocatalisadores apresenta-se como uma estrategia promissora no tratamento de poluentes organicos persistentes. Nesse sentido, o desempenho catalitico dos niobatos de potassio lamelares e suas formas acidas foram testados perante a reacao de degradacao do corante Remazol Amarelo Ouro (RNL). Os niobatos (KNb3O8 e o K4Nb6O17) foram preparados pelo metodo dos precursores polimericos (PP) e estado solido (ES). As formas acidas HNb3O8.H2O e K4-xHxNb6O17 dos niobatos de potassio obtidos pelo metodo PP, foram preparados partindo da reacao de troca ionica utilizando uma solucao de HNO3. Os materiais foram caracterizados por DRX, IV, Raman, UV-vis, MEV, BET, PL e Calculo Teorico para estudar o grau de distorcao das unidades de [NbO6]. Suas estruturas caracterizadas a longo, medio e curto alcance, estao de acordo com os propostos pela literatura. Os estudos de distorcoes das unidades de octaedros, relatam que o KNb3O8 possui apenas um tipo de distorcao, em contra partida, o K4Nb6O17 apresenta quatro tipos distorcoes. O octaedro com o maior grau de distorcao para o K4Nb6O17, possui uma ligacao curta Nb-O (com carater de dupla) e outra mais alongada. Observa-se que os niobatos na forma potassica possuem melhores desempenhos cataliticos quando comparados as suas formas acidas e ao P25. Estudos foram feitos para elucidar o mecanismo de descoloracao para ambos os niobatos de potassio sintetizados pelo metodo PP, em que utilizou-se supressores de radicais •OH, •O2- e para especies e-, h+. Com os resultados obtidos, observa-se que o mecanismo de fotocatalise e por via indireta, ou seja, pela formacao dos radicais •OH. Para o KNb3O8 temos que a contribuicao para a formacao dos radicais •OH e por via e- fotogerados na BC, por outro lado, tanto os e- como os h+ sao responsaveis pela formacao do radical •OH para o K4Nb6O17. Em especial para reacao de descoloracao utilizando o KNb3O8, parametros reacionais foram estudados como, pH , concentracao inicial (C0) do corante, quantidade e variacao da temperatura de calcinacao do fotocatalisador. Foram analisados tres ciclos de reuso para os niobatos de potassio, em que indicam pouca perda de atividade catalitica perante a reacao de descoloracao.
Externo à Instituição - ANDERSON DOS REIS ALBUQUERQUE
Presidente - 377634 - ARY DA SILVA MAIA