PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA (PPGQ)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Telefone/Ramal:
Não informado
http://www.ufpb.br/pos/ppgq

Notícias


Banca de DEFESA: THAMIRES DOS SANTOS MOREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAMIRES DOS SANTOS MOREIRA
DATA: 15/02/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Reuniões do Núcleo de Pesquisa e Extensão - LACOM/REITORIA/UFPB
TÍTULO: Materiais funcionais baseados em sistemas Poliaromáticos: Fenacenos-tetracarboxilatos e -tetracarboxidiimidas, e Azobenzenos-tetracarboxilatos
PALAVRAS-CHAVES: Fenacenos; Azobenzenos; Reações de Perkin; Fotociclização; Fotoisomerização; Corantes de Baixo Ponto de Fusão; Cromóforos; Materiais Orgânicos Funcionais.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Orgânica
RESUMO: Materiais funcionais baseados em sistemas Poliaromaticos: Fenacenos-tetracarboxilatos e -tetracarboxidiimidas, e Azobenzenos-tetracarboxilatos Resumo A busca pelo desenvolvimento de novos materiais para aplicacoes especificas tornou-se um grande desafio para a comunidade cientifica, que procuram, atraves de diversas pesquisas, atender as demandas tecnologicas globais. Nessa direcao, esforcos foram realizados para introduzir aos materiais funcionalidades baseadas em uma combinacao de multiplos componentes. O presente trabalho consiste na sintese e caracterizacao das propriedades optoeletronicas de Fenacenos e Azobenzenos Tetracarboxifuncionalizados. Os [8], [10], [12] e [14] Fenacenos-Tetracarboxilatos foram sintetizados atraves de dupla condensacao de Perkin, seguida por fotociclizacao oxidativa; enquanto que, os [8], [10], [12] e [14] Fenacenos-Tetracarboxidiimidas foram obtidos por meio de condensacoes entre os Fenacenos-Tetraesteres e as respectivas aminas simetricas. As propriedades eletro-opticas foram estudadas, e as diimidas apresentaram valores de band gap significativamente mais baixos do que os respectivos esteres. O composto [12] Fenaceno-tetracarboxilato exibiu propriedade liquido cristalina, com fase do tipo nematica monotropica. Os Azobenzenos-tetracarboxifuncionalizados foram obtidos atraves de reacoes de esterificacao de Fischer com os respectivos alcoois lineares e ramificados. Estes compostos apresentaram boa estabilidade termica, e dois destes compostos sao liquidos a temperatura ambiente (os isomeros octil e 2-etil-hexil). Observou-se tambem, uma diminuicao do ponto de fusao destes compostos a medida que as cadeias alquilicas lineares foram aumentadas (Me > Et > Pr > Bu > Pent > Hx > Oct). Todos os azocompostos exibiram fotoisomerizacao E-Z-E, entretanto foi observado que os materiais tendem a permanecer na configuracao Z quando fotoisomerizados mesmo que em uma pequena extensao. Contudo, o processo de retorno a configuracao E, foi acelerado quando os substituintes do azobenzeno-tetracarboxilato eram ramificados.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1937438 - CLAUDIO GABRIEL LIMA JUNIOR
Externo à Instituição - FABRICIO GAVA MENEZES
Interno - 1379047 - JULIANA ALVES VALE
Presidente - 1750280 - RODRIGO CRISTIANO
Externo ao Programa - 2061544 - SAVIO MOITA PINHEIRO

Notícia cadastrada em: 05/02/2019 14:32