PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA (PPGQ)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ALCIDES DA SILVA SIQUEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALCIDES DA SILVA SIQUEIRA
DATA: 27/02/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Reuniões do CCEN/UFPB
TÍTULO: Metodologia analítica para determinação de HPAs leves em solos por extração em fase sólida com membrana de náilon, espectrofluorimetria e calibração de segunda ordem.
PALAVRAS-CHAVES: Hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, espectroscopia de fluorescência total, extração em fase sólida, membrana de náilon, calibração de segunda ordem, PARAFAC
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Analítica
RESUMO: Os Hidrocarbonetos Policiclicos Aromaticos sao compostos formados por dois ou mais aneis aromaticos condensados e que constituem um grupo de mais de cem substancias conhecidas. Dezesseis dessas sao monitoradas devido a maior exposicao humana, toxicidade e seus possiveis efeitos carcinogenicos e/ou mutagenicos em humanos. Eles sao poluentes emergentes formados por combustao incompleta, sendo gerados em grande quantidade e de forma continua pela atividade humana. Os metodos analiticos utilizados para determinacao desses analitos sao demorados, com alto consumo de solventes e necessitam de extracao e /ou pre-concentracao. A extracao Soxhlet e recomendada e a etapa de concentracao do extrato organico e geralmente feita por roto-evaporacao ou fluxo de nitrogenio. Nesses procedimentos ocorrem perdas por evaporacao das especies mais volateis como antraceno e fenantreno. Nesse contexto, a extracao em fase solida com membrana aliada a espectroscopia de fluorescencia diretamente na membrana se mostra uma alternativa sensivel, rapida e de baixo custo que, associada a calibracao de ordem superior, permite quantificar esses compostos em diversas matrizes. Esse conjunto de tecnicas possui uma limitacao da sua aplicacao em sistemas reais: possiveis particulados em suspensao na solucao da amostra ficam retidos na membrana apos a extracao e podem comprometer a deteccao de fluorescencia por efeito filtro, inviabilizando a aplicacao em matrizes mais complexas. Assim, no presente trabalho foi desenvolvida uma metodologia para determinacao de antraceno e fenantreno em amostras de aguas e de solo utilizando a extracao em fase solida em membrana de nailon, espectroscopia de fluorescencia direto na membrana e calibracao de 2ª ordem (PARAFAC). A estrategia utilizada para evitar a interferencia de particulados retidos na filtracao foi realizar a deteccao na face oposta a filtracao. Os resultados obtidos mostraram que o metodo proposto permite identificar fenantreno e antraceno, e quantificar o fenantreno de forma simples, rapida e eficaz em amostras de solos e agua de torneira contendo os dois isomeros.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - GLAUCIENE PAULA DE SOUZA MARCONE
Interno - 3477843 - LUCIANO FARIAS DE ALMEIDA
Interno - 1650955 - SHERLAN GUIMARAES LEMOS
Presidente - 1352049 - WALLACE DUARTE FRAGOSO