PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA (PPGQ)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: ALEX DE MEIRELES NERIS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEX DE MEIRELES NERIS
DATA: 27/09/2019
LOCAL: Sala de Reuniões do Núcleo de Pesquisa e Extensão - LACOM/REITORIA/UFPB
TÍTULO: Materiais multifuncionais envolvendo ZrO2 puro ou em sistemas core@shell para remediação ambiental e produção de biodiesel.
PALAVRAS-CHAVES: ZrO2, Core@shell, TiO2, Pechini, Catálise, Fotocatálise, Biodiesel.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Inorgânica
RESUMO: A ameaca da qualidade de vida no planeta, e os crescentes impactos ambientais tem motivado a busca por solucoes energeticas limpas e renovaveis, alem da necessidade do controle e tratamento de residuos poluentes gerados na obtencao de muitos produtos. Este trabalho tem como objetivo apresentar as propriedades encontradas no ZrO2 puro ou em sistemas core@shell, como alternativa para a producao de biodiesel, adsorcao e fotodegradacao de poluentes organicos, sendo aplicado como catalisador heterogeneo na reacao de transesterificacao, como fotocatalisador para degradacao de corantes organicos e como material adsorvente para o tratamento de residuos e formacao de pigmentos. Foi adotado o metodo Pechini modificado para a sintese da zirconia e dos sistemas core@shell. As amostras sintetizadas foram caracterizadas por Difracao de Raios X (DRX), Espectroscopia Raman, Infravermelho, UV-Vis, Termogravimetria, medida de area superficial com metodo de BET, Potencial Zeta e Microscopia Eletronica de Varredura (MEV). Foram obtidas as fases tetragonal e monoclinica do ZrO2 a 600ºC e 1000ºC, respectivamente, que foram testadas como catalisadores nas reacoes de transesterificacao, em reator Parr utilizando rota etilica com oleo de soja, otimizando tempo e temperatura das reacoes. Os produtos obtidos do teste catalitico foram submetidos a analise de viscosidade, Ressonancia Magnetica Nuclear de Hidrogenio (RMN H1) Ressonancia Magnetica Nuclear de Carbono (RMN C13) e Cromatografia Gasosa com Espectrometro de Massas (CGMS). A zirconia nao apresentou eficiencia catalitica, no entanto, a sulfatacao dessas amostras proporcionou conversao de ate 95% do oleo de soja em esteres etilicos. Com a finalidade de combinar as propriedades magnetica e fotocatalitica, sistemas core@shell foram formados com nanoparticulas de (CoMn)Fe2O4 compondo o core e diferentes proporcoes de ZrO2 e TiO2, compondo as camadas. Visando otimizar esse sistema de acordo com a aplicacao em fotocatalise, a formacao da camada intermediaria composta por ZrO2 tem a finalidade de minimizar a interacao eletronica entre (CoMn)Fe2O4 e TiO2. Os testes fotocataliticos foram realizados em batelada sob agitacao em reator de quartzo, com lampadas UVC (λ = 254 nm) de baixa potencia (9 W), avaliando o comportamento fotocatalitico variando tempo de reacao e tipo de corante, utilizando solucoes dos corantes amarelo ouro remazol (RNL) e azul de metileno (MB). Os produtos dos testes fotocataliticos foram analisados por espectroscopia UV-Vis, monitorando a concentracao da solucao de corante apos determinado tempo de irradiacao. Os testes de adsorcao foram realizados com ou sem irradiacao, sob agitacao, utilizando o corante azul de metileno (MB). Apos o tempo determinado de adsorcao, a solucao e o material adsorvente foram analisados por espectroscopia UV-Vis. O ZrO2 sintetizado descoloriu toda solucao de azul de metileno (10 mg/L) durante o teste de adsorcao (16 h), atingindo capacidade adsortiva de 15 mg/g. A atividade fotocatalitica do sistema core@shell sintetizado foi proporcional a quantidade de TiO2, de forma que, a amostra com 85% de TiO2 apresentou maior eficiencia fotocatalitica, atingindo 96% de descoloracao do azul de metileno (10 mg/L).
Externo ao Programa - 050.881.324-76 - ANDRE LUIZ MENEZES DE OLIVEIRA - UFPB
Interno - 377634 - ARY DA SILVA MAIA