PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA (PPGQ)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: GEORGIA BATISTA VIEIRA DE LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GEORGIA BATISTA VIEIRA DE LIMA
DATA: 29/11/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Reuniões do Núcleo de Pesquisa e Extensão - LACOM/REITORIA/UFPB
TÍTULO: NOVOS COMPLEXOS β-DICETONATOS DE EURÓPIO COM N-(PIRIDIN-2-IL)AMIDAS E N-(PIRIMIDIN-2-IL)AMIDAS COMO LIGANTES AUXILIARES: PROPRIEDADES FOTOFÍSICAS E MODELAGEM ESTRUTURAL TEÓRICA
PALAVRAS-CHAVES: Európio, β-dicetonatos, N-(piridin-2-il)amidas, N-(pirimidin-2-il)amidas, parâmetros de intensidade, fotoluminescência.
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Inorgânica
RESUMO: Dezoito novos complexos do íon Eu3+ e seus análogos de Gd3+ com 1,3-dicetonatos como ligantes principais e N-(piridin-2-il)amidas ou N-(pirimidin-2-il)amidas como ligantes auxiliares foram sintetizados e suas propriedades espectroscópicas foram investigadas. A substituição de moléculas de água por essas amidas nos complexos do íon Eu3+ aumenta os rendimentos quânticos intrínsecos da luminescência, tornando-os comparáveis ou até mais eficientes do que os complexos de Eu3+ com o conhecido ligante auxiliar 2,2'-bipiridina. Os espectros de luminescência dos complexos do íon Gd3+ em comparação com aqueles de Eu3+ mostram que ocorrem processos eficientes de transferência de energia intramolecular ligante-metal. Na maioria dos casos, os parâmetros de intensidade de Judd-Ofelt experimentais (Ω2 e Ω4) para os complexos do íon Eu3+ mostram variações em função da temperatura (77 e 300 K) que aparentemente não seguem claramente qualquer tendência. Por essa razão, variações geométricas (no ângulo azimutal ϕ e distâncias de ligantes auxiliares) foram realizadas no poliedro de coordenação para simular mudanças estruturais induzidas termicamente. Foi observado que, deste modo, os Ω2 e Ω4 podem ser satisfatoriamente reproduzidos por experimentos “in silico”. Concluiu-se que, a baixa temperatura, os ligantes auxiliares se aproximam do íon Eu3+ e as variações angulares afetam mais o Ω2 do que o Ω4, de acordo com os cálculos teóricos.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 377634 - ARY DA SILVA MAIA
Interno - 1543455 - ERCULES EPAMINONDAS DE SOUSA TEOTONIO
Externo ao Programa - 1681078 - RENALDO TENORIO DE MOURA JUNIOR
Externo à Instituição - SEVERINO ALVES JÚNIOR
Presidente - 1348826 - WAGNER DE MENDONÇA FAUSTINO