PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA (PPGQ)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: DENISE MARQUES DA NÓBREGA

DISCENTE: DENISE MARQUES DA NÓBREGA
DATA: 23/10/2020
LOCAL: Link: https://meet.google.com/gsz-dvrg-rsi
TÍTULO: UMA NOVA ESTRATÉGIA ANALÍTICA PARA A QUANTIFICAÇÃO DE CUMARINA EM INFUSÃO DE GUACO UTILIZANDO VOLTAMETRIA DE ONDA QUADRADA.
PALAVRAS-CHAVES: Cumarina. Guaco. Mikania glomerata. Voltametria de onda quadrada. Eletrodo de diamante dopado com boro.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Analítica
RESUMO: Plantas medicinais e fitoterápicos além de proporcionar efeitos benéficos à saúde, podem desencadear reações adversas. A cumarina, marcador químico do guaco (Mikania glomerata Spreng), é uma das principais responsáveis pelas ações farmacológicas da espécie (atividades broncodilatadora, expectorante e anti-inflamatória). Entretanto, existem evidências que relacionam seu uso com reações como vômito, diarreia, hipertensão e uma possível interferência na coagulação sanguínea. Portanto, é de grande relevância sua quantificação e, consequentemente, a realização do seu controle da qualidade para que possa ser utilizada de forma mais segura e eficaz. A principal técnica analítica para quantificação da cumarina preconizado pela Farmacopeia Brasileira é a cromatografia em fase líquida de alta eficiência (CLAE) que envolve principalmente a utilização de solventes orgânicos com potencial risco à saúde e causam danos ao meio ambiente, além de se tratar de um instrumento de elevado custo e alta demanda de tempo. Dessa forma, nesse trabalho foi desenvolvida uma nova metodologia eletroquímica para determinação da cumarina em infusões de guaco utilizando voltametria de onda quadrada (VOQ) e eletrodo de diamante dopado com boro (DDB). A partir das técnicas de voltametria cíclica e VOQ observou-se um sistema irreversível controlado predominantemente por difusão com sinal de oxidação em torno de + 1,77 V em solução tampão Britton-Robinson 0,1 mol L-1, pH 10. Os valores obtidos na otimização dos parâmetros experimentais da VOQ foram: frequência 75 s-1, amplitude de pulso 75 mV e incremento de potencial 5 mV. Para a curva analítica foi obtida uma faixa linear de trabalho entre 1,54 e 15,3 μg mL-1, R2 = 0,9971, com limites de detecção e quantificação de 0,20 e 0,62 μg mL-1, respectivamente, e valores de recuperação na faixa de 85,85 a 107,62%. A Análise de Variância (ANOVA), a um nível de confiança de 95%, confirmou a significância da regressão e ausência de falta de ajuste. Os coeficientes de variação para a repetibilidade variaram entre 0,18 e 1,49%. O método proposto foi utilizado na determinação de cumarina em infusões de amostras comerciais de folha de guaco e os resultados obtidos não evidenciaram nenhuma diferença estatisticamente significativa frente ao método de referência. O método desenvolvido apresentou relação linear entre a corrente de pico e a concentração do analito, além disso obteve resultados exatos e precisos nas condições experimentais e necessitou apenas de um pré-tratamento simples da amostra, descartando o uso de solventes orgânicos e evitando etapas laboriosas.
Presidente - 334937 - MARIO CESAR UGULINO DE ARAUJO
Interno - 1774131 - KATIA MESSIAS BICHINHO