PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA (PPGQ)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: SUELEN ALVES SILVA LUCENA DE MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SUELEN ALVES SILVA LUCENA DE MEDEIROS
DATA: 24/03/2021
LOCAL: Defesa por vídeoconferência
TÍTULO: ESTUDO TEÓRICO DA FOTODISSOCIAÇÃO DA MOLÉCULA DICLORODIFLUOROMETANO (CFC 12) APLICANDO MÉTODOS MULTICONFIGURACIONAIS DE ESTRUTURA ELETRÔNICA
PALAVRAS-CHAVES: CFC, Estados Excitados, Estado Iônico, Fotodissociação, Métodos Correlacionados.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Inorgânica
RESUMO: Os clorofluorcarbonos (CFCs) são compostos sintéticos que foram amplamente utilizados em sistemas de refrigeração, devido a sua grande estabilidade química. Atualmente, esses compostos são reconhecidos por contribuírem significativamente na redução da concentração do ozônio estratosférico. Embora o uso dos CFCs tenha sido limitado pelo Protocolo de Montreal, a permanência dessas moléculas na atmosfera é da ordem secular, ou seja, reagirão por um longo período na atmosfera. Nesta conjuntura, a relevância desta pesquisa recai na necessidade de uma melhor compreensão dos processos fotodissociativos dessas substâncias em meio atmosférico. O diclorodifluorometano (CF2Cl2), também conhecido como CFC-12, foi a molécula escolhida neste estudo, por ser um dos CFCs mais abundantes e possuir uma vida útil de cerca de 112 anos. Além disso, possui um alto potencial de depleção do ozônio. Embora que a estrutura eletrônica da molécula já tenha sido previamente investigada, alguns mecanismos ainda não são bem compreendidos. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa foi investigar as propriedades de 25 estados excitados singletos de valência e Rydberg, através de cálculos de estrutura eletrônica, bem como a fotodissociação da molécula, a partir da caracterização das Curvas de Energia Potencial (CEP). Para tal, foram utilizadas ferramentas computacionais como os métodos altamente correlacionados MCSCF (CASSCF) e MRCISD/MR-CISD+Q, realizados com o programa COLUMBUS 7.0. Uma geometria experimental foi utilizada como ponto de partida para os cálculos. Foram utilizados os espaços ativos CAS (12,8) e CAS (12,12), e os conjuntos de base aug-cc-pVDZ e d-aug-ccpVDZ. Os resultados revelaram a importância dos estados de Rydberg para este sistema, pois a inclusão desses estados forneceu uma boa caracterização das transições eletrônicas. O método MR-CISD, com a correção de extensividade MR-CISD+Q, forneceu melhores resultados para os estados investigados. Os resultados teóricos obtidos para os valores das energias verticais dos estados de valência estiveram em boa concordância com o observado experimentalmente. As CEP revelaram a existência de um mínimo local dissociativo na curva do estado 31A' que favorece a formação do canal iônico CF2Cl+ (11A') + Cl- (1S), a partir de eventos não adiabáticos. Cálculos de otimização e frequências confirmaram a estrutura do par [CF2Cl]+Cl-, com uma estabilidade de 3,64 eV. Pode-se concluir que o estudo alcançou os objetivos propostos no seu planejamento inicial. Espera-se que essa pesquisa possibilite um melhor entendimento da fotoquímica da molécula CF2Cl2.
Externo à Instituição - ANA CRISTINA FIGUEIREDO DE MELO COSTA
Externo ao Programa - 009.045.015-90 - ANA FLAVIA FELIX FARIAS - UFCG