PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA (PPGQ)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: ALAN FERREIRA DE ARAUJO

DISCENTE: ALAN FERREIRA DE ARAUJO
DATA: 26/02/2016
LOCAL: Sala_Reuniões_DQ
TÍTULO: Síntese e caracterização das propriedades térmicas e óticas de materiais moleclares conjugados derivados de benzillidenocetonas.
PALAVRAS-CHAVES: Benzillidenocetonas, materiais pi-conjugados, cristais liquidos.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Orgânica
RESUMO: Os materiais de baixa massa molecular elevada conjugação pi são interessantes alvos de pes-quisa na academia e na indústria. As propriedades apresentadas por tais sistemas contribuem ativamen-te na produção de dispositivos eletro-óticos, como OLEDs, OFETs e células solares (semicondutores orgânicos). Os cristais líquidos são uma classe importante de materiais de baixa massa molecular devido às propriedades de ordem do estado sólido e fluidez do estado líquido. Com base contexto, este trabalho apresenta a síntese e caracterização das propriedades térmnicas e óticas de três sé-ries de compostos conjugados derivados de benzildenocetonas 3,4-dissubstituídas. As estruturas dessas moléculas foram planejadas a fim de se obter materiais que exibam forma de bastão, requi- sito básico para estutura de cristais líquidos calamiticos. Os com-postos sintetizados consistem de dibenzilidenocetonas 3-metoxi-4-substituídas com variadas ca-deias alquílicas de 4, 10 e átomos de carbono. Grupos cetonas cíclicos e acíclicos separam os anéis aromáticos. Os compostos foram caracterizados por espectroscopia no infravermelho, ressonância magnética nuclear de 1H e 13C. As propriedades térmicas foram investigadas atra- vés de DSC, MOLP e TGA. Das nove moléculas-alvo sintetizadas, uma apresentou mesomorfis-mo, três mantiveram estado isotrópico mesmo no resfriamento à temperatura ambiente, e os demais não apresentaram nenhum tipo de mesoformismo. Os compostos finais apresentaram temperaturas de decomposição na faixa de 215 C a 345 C. Os estudos das propriedades óticas foram realizados por espectroscopia de ultravioleta em slução. As moléculas sintetizadas apre-sentaram forte absorção na faixa de 330 nm a 370 nm com elevada absortividade molar (E = 104 L.mol-1.cm-1) que, através de nossos estudos, são atribuídas às transições eletrônicas pi-pi*.
Presidente - 1750280 - RODRIGO CRISTIANO
Interno - 1937438 - CLAUDIO GABRIEL LIMA JUNIOR