PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA (PPGQ)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: SOFACLES FIGUEREDO CARREIRO SOARES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SOFACLES FIGUEREDO CARREIRO SOARES
DATA: 20/06/2016
HORA: 15:00
LOCAL: Sala_Reuniões_DQ
TÍTULO: Um novo método para transferência de modelos de calibração NIR e uma nova estratégia para classificação de sementes de algodão usando imagem hiperespectral NIR
PALAVRAS-CHAVES: Transferência de calibração, regressão robusta, correção univariada, espectrometria NIR, Classificação, Sementes de algodão, Imagens Hiperespectrais.
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Analítica
RESUMO: Este trabalho envolve o desenvolvimento de dois estudos que sao apresentados nos capitulos 2 e 3. No primeiro, um novo metodo para realizar a transferencia de calibracao foi concebido. Este metodo foi desenvolvido para fazer uso de variaveis isoladas em vez de usar todo o espectro ou janelas espectrais. Para realizar essa tarefa, um procedimento univariado e inicialmente usado para corrigir os espectros registrados no equipamento secundario, dado um conjunto de amostras de transferencia. Uma tecnica de regressao robusta e entao usada para obter um modelo com pequena sensibilidade em relacao aos residuos da correcao univariada. O novo metodo e entao empregado em dois estudos de caso envolvendo analise espectrometrica NIR, em que foram determinados os parametros massa especifica, RON (Research Octane Number) e teor de naftenicos em gasolina e os teores de umidade e oleo em amostras de milho. Os resultados do novo metodo foram melhores do que os obtidos usando o metodo PDS. No segundo, uma nova estrategia para classificacao de sementes de algodao usando imagens hiperespectrais no NIR foi desenvolvido. Inicialmente as amostras de sementes de algodao foram registradas em uma estacao de imagem HSI-NIR e em um equipamento NIR convencional. Apos isso, as imagens foram segmentadas e os espectros medios de cada semente foram extraidos. Os modelos de classificacao SPA-LDA e PLS-DA baseados nos espectros medios foram construidos para os dois conjuntos de dados. Os resultados SPA-LDA e PLS-DA para os modelos demonstraram que a classificacao com os dados HSI-NIR foi alcancada com maior exatidao quando comparada aos modelos obtidos usando o NIR-convencional.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CÉLIO PASQUINI
Interno - 1228750 - EDVAN CIRINO DA SILVA
Externo à Instituição - EVERALDO PAULO DE MEDEIROS
Presidente - 334937 - MARIO CESAR UGULINO DE ARAUJO
Externo à Instituição - ROBERTO KAWAKAMI HARROP GALVÃO
Interno - 1650955 - SHERLAN GUIMARAES LEMOS