PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA (PPGQ)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Telefone/Ramal:
Não informado
http://www.ufpb.br/pos/ppgq

Notícias


Banca de DEFESA: GUILHERME LEOCARDIO LUCENA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GUILHERME LEOCARDIO LUCENA DOS SANTOS
DATA: 28/04/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Núcleo de Pesquisa e Extensão - LACOM/UFPB
TÍTULO: Estanatos de cálcio (CaSnO3) dopados com Fe3+, Co2+ ou Cu2+ aplicados na fotodegradação de Remazol Amarelo Ouro e na redução de NO com CO ou NH3
PALAVRAS-CHAVES: Perovskita, catalisadores, fotodegradação, suportes catalíticos, Monóxido de nitrogênio, corantes têxteis.
PÁGINAS: 153
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Inorgânica
RESUMO: Estanato de calcio, CaSnO3, e uma perovskita do tipo ortorrombica que apresenta aplicacoes tecnologicas como catalisadores e fotocatalisadores. Neste trabalho, CaSnO3 nao dopado e dopado com Fe3+, Co2+ ou Cu2+ foram obtidos pelo metodo Pechini-modificado e aplicados na fodegradacao do corante textil remazol amarelo ouro (RNL), e como catalisadores na reacao de reducao de monoxido de nitrogenio (NO). Alem disso, esses materiais foram depositados sobre o suporte catalitico ZrO2 ou impregnados ou dopados com paladio e avaliados na reducao de NO com CO e NO com NH3. Os catalisadores foram caracterizados por analise termogravimetrica (TG/DTA), difracao de raios-X (DRX), espectroscopia de absorcao na regiao do ultravioleta e do visivel (UV-Vis), espectroscopia vibracional na regiao do infravermelho (IV), espectroscopia Raman, analise da area superficial (SBET), microscopia eletronica de varredura com emissao de campo (MEV-EC) e microscopia eletronica de transmissao (MET). Os resultados de DRX mostraram uma pequena mudanca na ordem a longo alcance das amostras dopadas devido a substituicao parcial dos cations. Os espectros Raman indicaram que a incorporacao dos metais Fe3+, Co2+ e Cu2+ na rede do CaSnO3 promoveu quebra de simetria, o que foi confirmado pela mudanca nos valores do band gap das amostras. Os ensaios fotocataliticos do corante RNL foram realizados em reator utilizando uma lampada UVC (λ= 254 nm). Os testes cataliticos foram realizados em um reator contendo uma mistura gasosa, com quantidades estequiometricas de monoxido de nitrogenio (NO) e monoxido de carbono (CO), em helio, na faixa de temperatura de 300°C a 700°C ou em um reator contendo mistura de NO e amonia (NH3), em helio, na faixa de temperatura de 250°C a 500°C. Os resultados da avaliacao fotocatalitica mostraram que a dopagem do CaSnO3¬ com os metais de transicao aumentou a eficiencia fotocatalitica do material, sendo mais expressiva para o material dopado com Cu2+ (76% de descoloracao), o que foi relacionado a diminuicao na intensidade dos espectros de fotoluminescencia em funcao da dopagem. Os testes cataliticos de NO com CO mostraram que as perovskitas massicas dopadas com Co2+ e Cu2+ apresentaram 100% de conversao, em temperaturas superiores a 500ºC. A impregnacao com paladio favoreceu a conversao de NO com CO em toda a faixa de temperatura avaliada, no entanto, desfavoreceu a reacao de NO com NH3, provavelmente devido a oxidacao de NH3 pelo Pd. As perovskitas depositadas sobre o suporte ZrO2 mostraram os melhores valores de conversao catalitica. Os resultados de MEV-EC e MET confirmaram a deposicao da fase ativa sobre o suporte ZrO2 e indicaram a formacao de sistemas core@shell.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 377634 - ARY DA SILVA MAIA
Externo à Instituição - CARLOS ALBERTO PASKOCIMAS
Presidente - 1347782 - IEDA MARIA GARCIA DOS SANTOS
Interno - 1698581 - JULIO SANTOS REBOUCAS
Externo à Instituição - MARCIA REJANE SANTOS DA SILVA
Externo à Instituição - MARY CRISTINA FERREIRA ALVES

Notícia cadastrada em: 04/04/2017 11:59