PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA (PPGQ)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Telefone/Ramal:
Não informado
http://www.ufpb.br/pos/ppgq

Notícias


Banca de DEFESA: LUCIANA BARBOSA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIANA BARBOSA DA SILVA
DATA: 02/02/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Reuniões do Núcleo de Extensão e Pesquisa - LACOM/REITORIA
TÍTULO: Síntese e caracterização de novos AMBH utilizando o 2,4,6-triacrilatiol-1,3,5-triazina como aceptor de Michael: Novos híbridos com potencial atividade antineoplásica
PALAVRAS-CHAVES: Derivados trissubstituídos da 1,3,5-triazina. Hibridização Molecular. Adutos de Morita-Baylis-Hillman. Atividade antineoplásica.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Orgânica
RESUMO: Neste trabalho, realizou-se a sintese e caracterizacao de novos compostos trissubstituidos, derivados da 1,3,5-triazina, como potenciais moleculas biologicamente ativas no que concerne a atividade antineoplasica. A estrategia utilizada consistiu na hibridizacao molecular, entre o nucleo 1,3,5-triazina, grupo farmacoforico de inumeras moleculas anticancer, e adutos de Morita-Baylis-Hillman nitroaromaticos de comprovadas atividades biologicas, incluindo atividade anticancer. A primeira etapa, consistiu na sintese do 2,4,6-triacrilatoil-1,3,5-triazina, por meio de uma substituicao nucleofilica aromatica entre o cloreto cianurico e o acrilato de Potassio, utilizando-se hidroquinona como agente antipolimerizante. A segunda etapa, consistiu em uma reacao de Morita-Bayllis-Hilman utilizando aldeidos nitroaromaticos, 2,4,6-triacrilatoil-1,3,5-triazina (23) como aceptor de Michael, acrilato de potassio (22), cloreto cianurico (1) e DABCO como catalisador, resultando nos hibridos moleculares ineditos (24a-c). Os compostos apresentaram rendimentos satisfatorios, entre 60 a 80%. Diversos solventes, aquecimento convencional e irradiacao de micro-ondas foram investigados no objetivo da otimizacao dos rendimentos. A caracterizacao estrutural destes hibridos foi realizada por meio das tecnicas de Ressonancia Magnetica Nuclear (RMN 1H e 13C) e Infravermelho, a caracterizacao do 2,4,6-triacrilatoil-1,3,5-triazina (23), que tambem e um composto inedito, acrescentou-se a utilizacao da tecnica de Cromatografia Gasosa e Espectrometria de Massa.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1937438 - CLAUDIO GABRIEL LIMA JUNIOR
Externo ao Programa - 1813133 - GABRIELA FEHN FISS
Presidente - 1124446 - MARIO LUIZ ARAUJO DE ALMEIDA VASCONCELLOS

Notícia cadastrada em: 19/12/2017 09:09