PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ANTONIO MESSIAS VALDEVINO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO MESSIAS VALDEVINO
DATA: 25/02/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 07 do PPGA
TÍTULO: VALEU O BOI! SISTEMA AGREGADO DE MARKETING DO COURO ARTESANAL DO CARIRI CEARENSE
PALAVRAS-CHAVES: Sistema Agregado de Marketing. Couro. Espedito Seleiro.
PÁGINAS: 99
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo caracterizar o sistema agregado de marketing do couro artesanal no Cariri Cearense, numa perspectiva integrada entre os ofertantes, reguladores de mercado (governantes) e demandantes. O estudo foi conduzido em tres cidades do Estado do Ceara, Nova Olinda, Juazeiro do Norte e Fortaleza, locais onde se encontravam sujeitos dos grupos analisados nesta dissertacao. Como aporte teorico, fez- se para este trabalho uma revisao sistematica de literatura, apontando a configuracao do sistema agregado de marketing, atores do sistema, principais autores, argumento para conducao de pesquisa, natureza dos estudos e metodos aplicados nos artigos e teoria(s) e discussoes subjacente(s) ao estudo. Estabeleceu-se categorias de analise e fez-se uma pesquisa empirica com os tres atores primarios, utilitizando-se de procedimentos metodologicos de abordagem qualitativa, utilizando-se da estrategia do estudo de caso para analisar o fenomeno. Quanto as tecnicas de coleta de dados, fez-se uso de entrevista semiestruturada para os grupos do governo e dos ofertantes e observacao participante para o ultimo. Ao grupo dos demandantes fez-se uso de entrevista semiestruturada e de grupo focal. Nos resultados do trabalho apresenta-se a configuracao do sistema agregado de marketing do couro artesanal e suas caracteristicas, alem disso, sao apresentadas e discutidas a partir da percepcao dos tres grupos de atores primarios cinco categorias, sendo elas estrutura, interacao, normas sociais, adaptabilidade e sustentabilidade. A conjuntura sistema de marketing artesanal do couro, a forma de como este busca se manter sustentavel no mercado atendendo as demandas mercadologicas e sociais sao as principais contribuicao deste estudo.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FRANCISCO VICENTE SALES MELO
Interno - 1545488 - NELSIO RODRIGUES DE ABREU
Presidente - 1514367 - RITA DE CASSIA DE FARIA PEREIRA