PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

Banca de DEFESA: LUCAS NOGUEIRA CABRAL DE VASCONCELOS

DISCENTE: LUCAS NOGUEIRA CABRAL DE VASCONCELOS
DATA: 25/02/2019
LOCAL: Sala 03 do PPGA
TÍTULO: INSIDER TRADING E INVESTIDORES INSTITUCIONAIS: implicações para a eficiência informacional no mercado acionário brasileiro.
PALAVRAS-CHAVES: Insider trading; Investidores institucionais; eficiência informacional.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Empresas
RESUMO: Este estudo buscou analisar o papel do insider trading e dos investidores institucionais na eficiencia informacional do mercado acionario brasileiro. O estudo foi realizado em duas partes, cada uma tratando do papel de um dos agentes. A primeira parte analisa os determinantes e os efeitos do insider trading no mercado de acoes brasileiro, utilizando as informacoes de negociacoes disponiveis nos relatorios de Instrucao 358/2002 da Comissao de Valores Mobiliarios. A amostra se limitou as 56 empresas do IBrX-100 com dados de dezembro de 2016 ate junho de 2018. Os resultados apontam que os insiders negociam quando ha alta liquidez, que suas negociacoes nao afetam a informatividade dos precos das acoes e que nao implicam em retornos anormais de longo prazos. Os resultados expoem a demanda por maior transparencia de informacoes sobre insider trading, ja que apenas a negociacao nao indicou evidencias de movimento nos precos. A segunda parte analisa a viabilidade da negociacao de acoes ou a ameaca de liquidacao como mecanismo de governanca. Para isso, utiliza-se dados de propriedade dos formularios de referencia (FR) das companhias abertas no Brasil, contando-se com uma amostra com 254 acoes de dezembro de 2009 ate dezembro de 2017. Os resultados apontam que o numero de investidores institucionais nao possui relacao com os retornos das acoes, mas que elevam a incorporacao de informacoes aos precos dessas acoes. E que essa relacao e maior nas acoes do tipo “preferencial”. Porem, nao foi observado que esses mecanismos aumentam o desempenho das firmas abertas no Brasil.
Externo ao Programa - 1989585 - LUIZ FELIPE DE ARAUJO PONTES GIRAO
Interno - 1455546 - MARCIO ANDRE VERAS MACHADO