PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: JAMMILLY MIKAELA FAGUNDES BRANDÃO
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAMMILLY MIKAELA FAGUNDES BRANDÃO
DATA: 12/12/2019
HORA: 14:00
LOCAL: SALA DO OPPA - UFPB
TÍTULO: A GESTÃO HOTELEIRA COMO PRÁTICA: experiências sensoriais, estéticas e emocionais no cotidiano organizacional hoteleiro
PALAVRAS-CHAVES: Prática gerencial hoteleira, Estética organizacional, Experiências emocionais.
PÁGINAS: 322
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Empresas
RESUMO: Esta tese tem como objetivo geral analisar o cotidiano da prática gerencial em um hotel, localizado em Brasília, no Distrito Federal-DF, pertencente à rede hoteleira francesa AccorHotels. A prática resulta de um processo de aprendizagem social que revela o modo de fazer, o conhecimento prático (knowing-in-practice) de um grupo, dentro de um contexto situado, repetida e reconhecida socialmente, pelos processos de construção e reprodução social (BISPO, 2013b; GHERARDI, 2012; 2006; ORLIKOWSKI, 2002). A pesquisa tem caráter qualitativo foi fundamentada pela fenomenologia da prática (VAN VANEN, 2014), realizada por meio do Protocolo de Percepção das Práticas Gerenciais PPPG, de elaboração própria. As principais constatações do estudo consistem em: a) na perspectiva da gestão hoteleira como prática, a ação gerencial está intimamente associada à percepção sensorial e ao juízo estético dos gerentes; b) os gerentes utilizam seus órgãos dos sentidos (olhos, ouvidos, nariz, paladar e tato) no cotidiano hoteleiro com o objetivo de maximizar a qualidade dos produtos e serviços ofertados no hotel; c) a prática gerencial hoteleira é aprendida no cotidiano do trabalho por meio do desenvolvimento de conhecimento sensível em ação; e d) as experiências emocionais fazem parte do cotidiano organizacional e tanto impulsionam quanto inibem a ação gerencial. Os achados evidenciam os vínculos entre percepções sensoriais, juízo estético, conhecimento prático (sensível e estético) e experiências emocionais, aspectos inerentes à gestão hoteleira como prática. Como sugestões de pesquisas futuras, propõem-se a realização de outros estudos utilizando o protocolo elaborado nesta tese, visando aprofundarmos a compreensão da gestão hoteleira como prática.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1671678 - ANA CAROLINA KRUTA DE ARAUJO BISPO
Presidente - 2285466 - ANIELSON BARBOSA DA SILVA
Externo à Instituição - HENRIQUE CESAR MUZZIO DE PAIVA BARROSO
Interno - 1900093 - MARCELO DE SOUZA BISPO
Interno - 2332845 - SAMIR ADAMOGLU DE OLIVEIRA