PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: JAMMILLY MIKAELA FAGUNDES BRANDÃO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAMMILLY MIKAELA FAGUNDES BRANDÃO
DATA: 12/12/2019
HORA: 14:00
LOCAL: SALA DO OPPA - UFPB
TÍTULO: A GESTÃO HOTELEIRA COMO PRÁTICA: experiências sensoriais, estéticas e emocionais no cotidiano organizacional hoteleiro
PALAVRAS-CHAVES: Prática gerencial hoteleira, Estética organizacional, Experiências emocionais.
PÁGINAS: 322
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Empresas
RESUMO: Esta tese tem como objetivo geral analisar o cotidiano da prática gerencial em um hotel, localizado em Brasília, no Distrito Federal-DF, pertencente à rede hoteleira francesa AccorHotels. A prática resulta de um processo de aprendizagem social que revela o modo de “fazer”, o conhecimento prático (knowing-in-practice) de um grupo, dentro de um contexto situado, repetida e reconhecida socialmente, pelos processos de construção e reprodução social (BISPO, 2013b; GHERARDI, 2012; 2006; ORLIKOWSKI, 2002). A pesquisa tem caráter qualitativo foi fundamentada pela fenomenologia da prática (VAN VANEN, 2014), realizada por meio do Protocolo de Percepção das Práticas Gerenciais – PPPG, de elaboração própria. As principais constatações do estudo consistem em: a) na perspectiva da gestão hoteleira como prática, a ação gerencial está intimamente associada à percepção sensorial e ao juízo estético dos gerentes; b) os gerentes utilizam seus órgãos dos sentidos (olhos, ouvidos, nariz, paladar e tato) no cotidiano hoteleiro com o objetivo de maximizar a qualidade dos produtos e serviços ofertados no hotel; c) a prática gerencial hoteleira é aprendida no cotidiano do trabalho por meio do desenvolvimento de conhecimento sensível em ação; e d) as experiências emocionais fazem parte do cotidiano organizacional e tanto impulsionam quanto inibem a ação gerencial. Os achados evidenciam os vínculos entre percepções sensoriais, juízo estético, conhecimento prático (sensível e estético) e experiências emocionais, aspectos inerentes à gestão hoteleira como prática. Como sugestões de pesquisas futuras, propõem-se a realização de outros estudos utilizando o protocolo elaborado nesta tese, visando aprofundarmos a compreensão da gestão hoteleira como prática.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1671678 - ANA CAROLINA KRUTA DE ARAUJO BISPO
Presidente - 2285466 - ANIELSON BARBOSA DA SILVA
Externo à Instituição - HENRIQUE CESAR MUZZIO DE PAIVA BARROSO
Interno - 1900093 - MARCELO DE SOUZA BISPO
Interno - 2332845 - SAMIR ADAMOGLU DE OLIVEIRA