PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

Banca de DEFESA: AUGUSTO FERREIRA RAMOS FILHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AUGUSTO FERREIRA RAMOS FILHO
DATA: 17/02/2020
LOCAL: Sala 07 do PPGA
TÍTULO: CONTRIBUIÇÕES DA PRODUÇÃO E FORMAS DE ATUAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL: Uma proposta de modelo interativo
PALAVRAS-CHAVES: Instituição de ensino superior; Produtos universitários; Desenvolvimento regional.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Empresas
RESUMO: Esta tese tem como objetivo propor um modelo interativo do papel das instituições de ensino superior para o desenvolvimento regional, envolvendo articulações estratégicas e sistemas regionais de inovação. O modelo proposita estabelecer métodos de articulação entre as instituições de ensino superior, o ambiente empresarial e governamental. Essa dinâmica ocorre pela articulação estratégica das saídas das instituições de ensino superior para as regiões onde se encontram instaladas. As saídas universitárias são monitoradas pelos elementos de processos logísticos, rede e uma nova articulação que retroalimenta boas práticas, novo conhecimento e lições aprendidas pelas experiências dos atores sociais. Este processo se sustenta por um sistema regional de inovação, que fornece o anteparo necessário para a construção, aplicação e disseminação do conhecimento nos contextos regionais. Assim, o desenvolvimento oriundo das saídas universitárias promove estímulos ao ambiente cultural e empresarial, dinamizando as economias e modificando as estruturas locais. Para se chegar a esse modelo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica que buscou identificar propostas de modelos e frameworks das contribuições das instituições de ensino superior para o desenvolvimento regional, assim como evidências empíricas do campo. A pesquisa de cunho qualitativo-quantitativo teve como escopo geográfico o estado de Alagoas. Os resultados revelam a existência, ainda que desarticulada, dos produtos universitários percebidos no estado de Alagoas. Ainda, um novo produto denominado social foi identificado e incorporado aos produtos universitários. Os entrevistados apontaram para o protagonismo das instituições de ensino superior na dinâmica do desenvolvimento regional, apresentando como relevantes neste processo as combinações de pesquisa contratada e trabalho especializado, difusão tecnológica e educação, novo conhecimento e novos produtos e negócios. Na pesquisa quantitativa, houve divergência nos estratos em relação à média e à pesquisa qualitativa. Por meio da triangulação dos dados, observou-se que essas diferenças podem ser decorrentes de falha de comunicação, temporalidade e preconceito. A verificação do modelo a partir do olhar dos ambientes acadêmico, empresarial e governamental encontrou validação na proposta, e a partir das sugestões dos respondentes chegou-se à inclusão de uma organização social como mediadora da articulação entre as esferas e à adição dos produtos sociais.
Interno - 1554223 - ANDRE GUSTAVO CARVALHO MACHADO
Interno - 2285466 - ANIELSON BARBOSA DA SILVA