PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: JOAQUIM MONTEIRO REIS PACHECO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOAQUIM MONTEIRO REIS PACHECO
DATA: 27/08/2020
HORA: 10:00
LOCAL: Virtual
TÍTULO: AVALIAÇÕES ONLINE DE CONSUMIDORES: um estudo sobre o efeito de elementos centrais e periféricos em conteúdos avaliativos
PALAVRAS-CHAVES: Boca-a-boca online. Avaliação online de consumidores. Elaboration Likehood Model.
PÁGINAS: 86
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Com o advento da internet, o desenvolvimento e a propagação da tecnologia de informação, a comunicação boca a boca passou a exercer papel significativo no meio online. Fatores diversos levam indivíduos a compartilhar as suas experiências e ou buscar informações para algum propósito de consumo ou necessidade pessoal relacionada. Paralelamente, outro fenômeno significativo foi acentuado nas últimas décadas, que é o de indivíduos pautarem aspectos de seus comportamentos cotidianos com base em indicadores quantitativos. Conforme a teoria do Modelo de Probabilidade de Elaboração, quando indivíduos se deparam com algum estímulo de caráter persuasivo processam as informações por meio de duas rotas principais, uma central e uma periférica. O presente trabalho, com abordagem experimental, teve como propósito investigar o impacto de estímulos de avaliações online de consumidores na percepção de utilidade, na atitude e no comportamento, por meio de três configurações de ênfase nas pistas centrais e ou periféricas, para os setores de serviços de saúde e hospitalidade. Foram elaborados três estímulos para os dois tipos de empresa, configurando um experimento fatorial 3x2. O instrumento de coleta foi elaborado pela plataforma Google Forms. Com base nos resultados, foi identificado que o elemento central da avaliação exerceu o maior efeito positivo nos construtos e indicadores adotados. Os elementos periféricos exerceram efeitos que variaram de moderados a altos, porém o conjunto de elementos centrais e periféricos nos estímulos não resultaram nos maiores efeitos para diversos construtos e indicadores. Também foram identificadas diferenças estatisticamente significativas entre os resultados para cada tipo de empresa.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2760183 - FLAVIO PERAZZO BARBOSA MOTA
Presidente - 2697113 - FRANCISCO JOSÉ DA COSTA
Interno - 1514367 - RITA DE CASSIA DE FARIA PEREIRA