PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: AMANNA LIRA FERREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMANNA LIRA FERREIRA
DATA: 30/03/2012
HORA: 10:00
LOCAL: sala 7 do bloco da Pós-Graduação do CCSA
TÍTULO: FAÇA O QUE EU DIGO, MAS NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS DO DISCURSO AMBIENTALMENTE RESPONSÁVEL DOS CONSUMIDORES E SEU COMPORTAMENTO DE CONSUMO
PALAVRAS-CHAVES: comportamento do consumidor; consumo sustentável; teorias da ação.
PÁGINAS: 159
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO:

Diante do imperativo de repensar a maneira como a sociedade consome, a qual se caracteriza pela abundância de bens de consumo e ao mesmo tempo começa a sentir a possibilidade próxima de sofrer com os impactos causados à natureza pelo consumismo desenfreado, surgiu o interesse em investigar os hábitos de consumo relacionados à preservação ambiental. Percebeu-se que cada vez mais a sociedade tem valorizado as práticas sustentáveis, mas como essas pessoas atuam como consumidores diante da aparente postura ética que apresentam? Os consumidores professam uma preocupação com as questões ambientais, mas pesquisas indicam que seus hábitos de consumo continuam a ser os antigos. Deste modo, este estudo objetivou analisar as convergências e divergências entre o discurso ambientalmente responsável e o comportamento de consumo à luz das teorias da ação de Argyris et al. (1985). A partir de uma abordagem qualitativa, a pesquisa utilizou entrevistas em profundidade e o auto-relato por meio de um diário de bordo para coletar informações sobre os discursos ambientalmente responsáveis e os comportamentos de consumo de 15 participantes. Para fazer a análise, a pesquisadora se baseou nas dimensões relacionadas ao comportamento ambientalmente responsável tratadas em Stern (1999, 2000): Domínio Pessoal, Domínio Comportamental, Domínio Contextual, Capacidades Pessoais e Hábitos e Rotinas. As quatro primeiras dimensões foram investigadas para identificar os discursos ambientalmente responsáveis por meio de entrevistas, e a última dimensão, Hábitos e Rotinas, foi investigada para identificar o comportamento de consumo efetivado por meio do registro das experiências de compra, consumo e descarte de bens em um diário de bordo. A pesquisa sugere que o comportamento ambientalmente responsável nem sempre é coerente com o discurso ambientalmente responsável, pela existência de elementos motivacionais (impotência, falta de interesse, sacrifício, comodidade) e contextuais (condição financeira, ausência de políticas públicas, restrições de tempo e cultura). Percebeu-se que os comportamentos ambientalmente responsáveis aparecem em alguns aspectos do dia-dia dos participantes do estudo, pois se entende que ter hábitos de consumo completamente favoráveis ao meio-ambiente, nas condições atuais que a sociedade vive, seria impraticável.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1514367 - RITA DE CASSIA DE FARIA PEREIRA
Interno - 1545488 - NELSIO RODRIGUES DE ABREU
Externo à Instituição - GESINALDO ATAIDE CANDIDO - UFCG