PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: JOSEMAR JEREMIAS BANDEIRA DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSEMAR JEREMIAS BANDEIRA DE SOUZA
DATA: 06/10/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO: PILARES DO DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO EM TEORIA DE MARKETING
PALAVRAS-CHAVES: Educação em Teoria de Marketing. Competências. Conteúdo.
PÁGINAS: 137
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: O objetivo dessa tese é propor uma base de conteúdos para a disciplina Teoria de Marketing (TM) ministrada em nível de doutorado que sirva de fomento para uma visão abrangente do marketing sem prejuízo da especialização necessária ao doutor. Para isso, desenvolvemos quatro estudos independentes que se harmonizam em torno do objetivo geral. No capítulo 2, apresentamos um apanhado de problemas históricos da educação e do desenvolvimento científico e profissional do marketing, encontramos os principais temas debatidos na literatura relacionados às competências necessárias ao doutor na área. No capítulo 3, apresentamos um estudo empírico, cujo propósito é descrever um panorama da educação em Teoria de Marketing no contexto brasileiro, verificando se os problemas e conteúdos encontrados no primeiro estudo estariam presentes na Academia brasileira. Com a resposta positiva, desenvolvemos o terceiro estudo, apresentado no capítulo 4, que elabora a proposta dos Pilares de Desenvolvimento e Educação em TM como uma forma de mitigar os problemas de formação na área. Por fim, no capítulo 5, apresentamos o último estudo, cujo propósito foi analisar as práticas de educação em TM a partir da visão de professores da disciplina, sob quatro aspectos: (1) visão pré-teórica acerca de TM, que identifica as percepções acerca da existência ou não de uma TGM e seus desdobramentos para a formação disciplinar; (2) visão da utilidade da educação em TM como análise da compreensão teleológica da disciplina; (3) visão organizacional do conteúdo basilar de TM e, finalmente, (4) uma visão crítica do modelo proposto para o desenvolvimento da relação ensino-aprendizagem em TM.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2697113 - FRANCISCO JOSÉ DA COSTA
Externo à Instituição - FRANCISCO VICENTE SALES MELO
Interno - 1545488 - NELSIO RODRIGUES DE ABREU
Externo à Instituição - RAMON SILVA LEITE
Interno - 1514367 - RITA DE CASSIA DE FARIA PEREIRA