PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

Banca de DEFESA: KATARINA LEAL CHAVES LACERDA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KATARINA LEAL CHAVES LACERDA
DATA: 22/10/2020
LOCAL: Sala virtual (os interessados deverão solicitar o link ao professor orientador)
TÍTULO: DINÂMICA DA INOVAÇÃO NA ESTRATÉGIA SAÚDE NA FAMÍLIA
PALAVRAS-CHAVES: Inovação no setor público; Dinâmica da inovação; Estratégia Saúde da Família.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Este estudo objetiva esclarecer como ocorre a dinâmica da inovação na Estratégia Saúde da Família (ESF). Para isso, tomando como base os fundamentos da teoria adaptativa, adotou-se a estratégia metodológica de estudo de caso no município de Campina Grande-PB. Como técnicas de coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, grupos focais, observação direta sistemática e dados secundários. A análise foi realizada por meio do método da análise de conteúdo, com auxílio do software Atlas.Ti. Os resultados evidenciaram a existência de quinze inovações, com predominância de inovações incrementais, e ocorrência do processo de inovação conforme a literatura, porém com autonomia política e administrativa das equipes da ESF; influência de vinte e dois determinantes da inovação e onze barreiras da inovação; entre os atores envolvidos, predominância dos profissionais de saúde e das gerências (municipal e distritais), com realização de parceria mais relevante das Instituições de Ensino Superior do município; e, os aspectos gerenciais como os mais contemplados pelos resultados da inovação. A dinâmica da inovação na ESF, com base nas quatro dimensões analisadas, foi representada em um framework. Como contribuição teórica, revela-se o entendimento de que os princípios do Novo Serviço Público (NSP) são os que mais se aproximam da realidade em que as inovações são desenvolvidas e implementadas. Como contribuição prática, os achados possibilitam uma compreensão mais clara de quais são e como se comportam os elementos que envolvem a dinâmica da inovação na ESF, orientando gestores e formuladores de políticas públicas de saúde a respeito do aperfeiçoamento dos processos inovativos.
Presidente - 1554223 - ANDRE GUSTAVO CARVALHO MACHADO
Externo ao Programa - 1433915 - GERALDO EDUARDO GUEDES DE BRITO