PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: MAURICIO MENDES BOAVISTA DE CASTRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAURICIO MENDES BOAVISTA DE CASTRO
DATA: 24/02/2021
HORA: 10:00
LOCAL: Sala virtual (os interessados deverão solicitar o link ao professor orientador)
TÍTULO: A AMBIDESTRIA ORGANIZACIONAL EM MPES PIAUIENSES: UMA ANÁLISE DOS ANTECEDENTES PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO
PALAVRAS-CHAVES: Planejamento Estratégico; Ambidestria Organizacional; Comportamento Estratégico; Micro e Pequenas Empresas.
PÁGINAS: 157
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: O segmento das micro e pequenas empresas tem sido alvo para a implementação de ações direcionadas ao seu desenvolvimento e sustentabilidade, tendo como meta principal o surgimento e crescimento da inovação e a geração de valor. Nesse ponto, o objetivo da pesquisa foi analisar a influência do Planejamento Estratégico e do Comportamento Estratégico dos gestores de MPE’s piauienses na Ambidestria Organizacional das empresas piauienses. Esse é um estudo exploratório, descritivo, mediante a utilização de uma abordagem quantitativa. Quanto aos procedimentos de coleta de dados, utilizou-se uma amostra não probabilística, por meio de uma Survey (levantamento), envolvendo a aplicação de questionários junto à 419 dirigentes ou profissionais da alta gestão das empresas selecionadas, uma vez que as empresas participantes foram contatadas dentre aquelas cadastradas no Programa ALI desenvolvido pelo SEBRAE/PI. Para a análise estatística dos dados, utilizou-se a técnica de Modelagem de Equações Estruturais pelos mínimos quadrados parciais (PLS-SEM). Foram obtidos indícios empíricos de que o Planejamento Estratégico exerceu um efeito positivo sobre a Ambidestria Organizacional e sobre o Comportamento Estratégico das MPE’s analisadas e, em um menor nível, também constatou-se que o Comportamento Estratégico também exerceu efeito positivo sobre a Ambidestria Organizacional. Sendo assim, o Planejamento Estratégico pode representar uma orientação dos gestores para processos inovativos, ao mesmo tempo, apoia e orienta as empresas pesquisadas, para a execução de tarefas complexas e não estruturadas e diminui os riscos referentes aos trade-offs existentes na busca da ambidestria nas organizações analisadas. A proposição de um framework para analisar a Ambidestria Organizacional de MPE’s, pode ser considerada uma contribuição metodológica e teórica da pesquisa, objetivando a validação de paradigmas teóricos, no intuito de contribuir e ampliar estudos para as teorias existentes sobre Ambidestria Organizacional. Em uma perspectiva prática, a pesquisa contribui para o aperfeiçoamento das ações de agências governamentais de fomento dos pequenos negócios e das próprias MPE's no sentido de aperfeiçoar o processo de elaboração e execução do Planejamento Estratégico e, consequentemente, no incremento da Ambidestria Organizacional.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1331488 - ALDO LEONARDO CUNHA CALLADO
Externo à Instituição - ALEXANDRE RABÊLO NETO
Externo à Instituição - DAIANE MÜLLING NEUTZLING
Interno - 2697113 - FRANCISCO JOSÉ DA COSTA
Interno - 296.540.504-63 - GESINALDO ATAIDE CANDIDO - UFCG