PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

Banca de DEFESA: DOUGLAS OLIVEIRA BEZERRA

DISCENTE: DOUGLAS OLIVEIRA BEZERRA
DATA: 22/02/2021
LOCAL: Sala virtual (os interessados deverão solicitar o link ao professor orientador)
TÍTULO: MIDIATIZAÇÃO E PROFISSÃO: UM ESTUDO DE MÍDIAS SOCIAIS E MATERIAIS NOTICIOSOS NO CAMPO PROFISSIONAL DA ADMINISTRAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Mídias Sociais e Materiais Noticiosos; Midiatização; Campo Profissional; Institucionalismo Organizacional; Administração.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: As mídias sociais e materiais noticiosos desenvolvem papel importante associadas ao surgimento das profissões, em campos profissionais, em particular, daqueles que consomem seus conteúdos. A pesquisa tem como objetivo geral investigar mecanismos operantes de mídias sociais e materiais noticiosos que influenciam o campo profissional da Administração. Assume, para tal, os seguintes objetivos específicos: (i) caracterizar mídias sociais e materiais noticiosos passíveis de influenciar o campo profissional da Administração; (ii) explicar o papel das mídias sociais e materiais noticiosos elencados; e (iii) compreender as relações existentes entre as mídias sociais e materiais noticiosos e a profissionalização do campo da Administração. De base interpretativista, o estudo tem natureza qualitativa e caráter descritivo-exploratório e, como lócus empírico, as mídias de blogs, fascículos e revistas, e o Facebook como respectiva rede social. Para a apreensão do material empírico, foi escolhida uma temática específica – Responsabilidade Social Corporativa (RSC) – a ser trabalhada de modo ilustrativo. A coleta se deu por meio de fontes secundárias e pesquisa documental fazendo uso do software ATLAS.ti para apoio na análise. Os resultados mostraram que há uma influência de fatores institucionais e das mídias de negócios no campo profissional da Administração, revelando assim a mútua influência existente entre a faceta institucional e seus atores sociais, principalmente daqueles que delas fazem uso. Como sugestões de pesquisas futuras, espera-se o aumento no número de repositórios, outros tipos de materiais noticiosos, a abordagem da comunicação organizacional de forma mais direta, bem como a linguagem e fatores simbólicos que podem estar presentes nesses veículos midiáticos.
Interno - 1346570 - ANA LUCIA DE ARAUJO LIMA COELHO
Externo à Instituição - DIEGO MAGANHOTTO CORAIOLA